É possível reduzir custos na minha empresa sem perder qualidade? | SISPRO
1330
post-template-default,single,single-post,postid-1330,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

É possível reduzir custos na minha empresa sem perder qualidade?

Reduzir custos quase sempre está no radar dos empreendedores, já que repassar aumentos ao consumidor final pode significar perda de vendas. Em um contexto de crise econômica e de forte concorrência, o jeito é buscar alternativas para diminuir gastos em vez de elevar os preços.

Se esse é o caminho escolhido pelo empresário, um desafio que surge é manter a qualidade dos produtos ou dos serviços do negócio. Caso contrário, a ação que deveria ter um resultado positivo se traduz mais uma vez em queda de vendas.

Para fugir desse dilema, confira no post de hoje algumas dicas para reduzir custos sem diminuir a qualidade das ofertas!

Analise o seu negócio a fundo

Você domina todos os processos da sua empresa? Saiba que, com o tempo, a execução de algumas tarefas podem mudar sem que o dono do negócio tenha conhecimento. Por isso, com a necessidade de reduzir custos, é interessante que você faça uma espécie de “pente fino” em todos os processos do negócio.

Avalie criteriosamente o que é atividade-fim e o que é atividade-meio. Um passo inicial para cortar gastos é agir nas ações que não têm impacto direto na satisfação do consumidor. Compras do escritório, pacotes de telefonia e de internet, aluguéis de imóveis dentre outros, podem ser revistos para se adequarem à realidade da empresa.

Crie um programa para reduzir custos

Vícios são hábitos negativos, mas eles existem no ambiente de trabalho. Desperdícios de materiais, tarefas realizadas fora dos padrões e uso de bens da empresa para benefício pessoal são alguns dos exemplos de como certos comportamentos das pessoas podem ser prejudicais a um negócio.

Diante do contexto de necessidade de utilização racional dos recursos, uma boa prática é criar um programa de redução de gastos na sua empresa. Porém, para que ele dê certo, é importante que você conscientize a equipe de trabalho. Lembre os colaboradores de que reduzir custos é necessário para melhorar a competitividade da empresa, assegurar empregos e contribuir com o meio ambiente.

Conte com a criatividade de todos para buscar soluções para os desafios da empresa. Muitas vezes, um colaborador, por executar determinada tarefa, sabe um jeito mais eficiente de fazer o serviço sem prejudicar a qualidade. Em alguns casos, esse colaborador só não deu uma sugestão de melhoria por falta de oportunidade. Então, aproveite as ideias da sua equipe.

Automatize processos e diminua gastos

Atividades realizadas de modo manual, com papel, e setores que não se comunicam, podem significar custos exagerados no longo prazo. Tenha em mente que, se uma informação demora para sair de um setor e chegar a outro, a ociosidade representa não só mão de obra parada, como aumento de custos.

Ao utilizar a tecnologia a favor do negócio, o empresário tem mais controle sobre os processos da empresa, mais segurança quanto à posse das informações e aumento de eficiência nas atividades. Com o monitoramento de todo o fluxo de trabalho na empresa, você consegue saber onde há gastos excessivos e, assim, pode identificar as causas desses custos e buscar alternativas para diminuí-los.

Você realiza alguma iniciativa para reduzir custos no seu negócio? Compartilhe sua experiência aqui nos comentários. Não deixe de participar!

Fonte: Sispro Software EmpresarialBlog SISPRO Assine Gestão Empresarial