Blockchain e bitcoin: descubra as diferenças e aplicações!
16509
post-template-default,single,single-post,postid-16509,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Descubra a diferença entre bitcoin e blockchain

Em um universo tecnologicamente em expansão, termos como bitcoin e blockchain deveriam ser do conhecimento de todos. Por outro lado, quanto mais se fala da atuação de ambos no cenário mundial, mais enxergamos as dúvidas das pessoas.

Apesar da necessidade de adquirir tal conhecimento, há de se entender a confusão das pessoas. Portanto, para ser um agente de conhecimento e acima de tudo, de mudança, elaboramos esse conteúdo explicativo e rico em informações.

Descubra de uma vez por todas, qual a relação entre bitcoin e blockchain. Descubra como essas tecnologias podem ser o futuro das transações num espectro global. Acompanhe a leitura!

O que é Bitcoin?

A bitcoin é uma moeda e possui a mesma finalidade que o dólar, o real, o euro e todas as outras moedas existentes. O que difere sua utilização ou mesmo sua posse, é que se trata de uma moeda completamente virtual.

Diferentemente de um Banco Central que controla a emissão e a distribuição do real, a Bitcoin é descentralizada. Sua produção é realizada em ambiente virtual por meio de centenas de milhares de computadores interligados, que são mantidos por pessoas responsáveis única e exclusivamente pela criação e registro das transações.

Através da resolução de problemas matemáticos, esses computadores competem entre si na chamada “mineração” para determinar quem ganha ao decifrar aquele problema, e é nesse momento em que a criação de uma bitcoin é feita.

Criada em 2008 por Satoshi Nakamoto, até onde se sabe, pois até hoje sua identidade nunca foi comprovada. A “mineração” da bitcoin é realizada por meio de computadores especializados nesse tipo de trabalho.

Embora o dinheiro seja virtual, cada dia mais estabelecimentos ao redor do mundo aceitam pagamentos com essa criptomoeda. No Japão é possível efetuar o pagamento de conta de energia com a bitcoin.

Logo, você pode adquirir basicamente serviços e produtos, apenas em países que aceitem essa moeda virtual. A China, por exemplo, determinou que diversas plataformas de câmbio fossem fechadas.

Assim como acontece no mercado, onde existe a variação cambial, é com a bitcoin. Então, quanto maior a demanda pela criptomoeda maior é a cotação.

Para você basear a alta volatilidade dessa moeda, em 2014 ela sofreu uma das maiores desvalorizações. Todavia, em 2017, ela teve um aumento de mais de 1400% e chegou a incrível marca de 19,3 mil dólares por bitcoin.

O que é Blockchain?

blockchain e bitcoin

É importante destacar que blockchain e bitcoin foram criados em conjunto no mesmo ano. Vale ressaltar ainda, que não fosse pela criação do blockchain, a bitcoin também não existiria.

Sendo assim, ao traduzirmos para o português, temos “cadeia de blocos”, que é responsável por manter registro de todas as transações realizadas com a criptomoeda, a fim de criar uma base de registros e efetivar qualquer transação sem a necessidade de um banco regulamentador.

Em uma definição mais clara, temos os blockchains como livros contábeis virtualizados. São computadores espalhados pelo mundo e interligados entre si, para garantir maior segurança das transações feitas.

Não existe a possibilidade de adulteração desses computadores, pois eles não fazem parte de um mesmo conjunto de rede. Dessa maneira, não existe o risco de alguém tomar o controle dessa cadeia de blocos ou mesmo de algum governo se apoderar.

Diferente da bitcoin, que continua sendo uma moeda virtual trocada por bens e serviços, o blockchain ganhou ao longo dos anos novas implementações e usos específicos. Veja algumas delas a seguir:

Produção de contratos

Em toda transação seja ela de serviço ou de bens, existe a necessidade de verificação e acordo entre as partes. Quando utilizado nesse processo, o blockchain age como um intermediário. Logo, em uma compra ou venda, não existiria aquela parte que realizaria a intermediação da venda, e isso gera maior transparência.

Realizar o controle de logística

Pode ser utilizado no controle logístico de um porto, por exemplo. Os contêineres seriam devidamente cadastrados e estariam à disposição, para consulta e localização das mercadorias, aos compradores e vendedores.

Toda a burocracia seria extinguida e substituída por uma estrutura confiável e baseada na mais avançada tecnologia.

Aferição de validade

E se você pudesse verificar a data dos alimentos e produtos que comercializa no dia a dia? Você consegue determinar se o que oferece ao cliente está realmente dentro do prazo de validade? Será que não sofreu adulteração em algum ponto do transporte ou produção?

Grandes empresas, mais especificamente no ramo do varejo, estão utilizando o blockchain para realizar essa verificação.

Venda de bens

Algumas tecnologias baseadas em cadeia de blocos são transformadoras na hora de comprar bens, seja uma casa ou um carro. Quando um programa é baseado nesse sistema, o comprador tem uma visualização real e agilizada da documentação, do histórico e se os impostos daquele produto estão em dia.

Entenda a relação entre blockchain e bitcoin

Não existe ao certo diferença entre o que é bitcoin e blockchain, pois eles não pertencem a mesma categoria. Em outras palavras, a bitcoin necessita do blockchain para tornar sua validação efetiva nas transações.

Sem essa cadeia de blocos não é possível sustentar uma estrutura tão complexa como a criptomoeda. No entanto, a tecnologia avança e o blockchain acaba encontrando diferentes utilidades dentro no formato de mercado atual.

Mesmo que você não realize compras ou vendas através da bitcoin, é essencial conhecer seu significado e utilidade, pois em um futuro próximo, a moeda virtual será disseminada como todas as outras que conhecemos hoje.

A tecnologia se mostra com uma diversidade de termos diferentes, mas estamos aqui para facilitar a transição e acomodação da sua empresa a tudo de mais relevante no mundo tecnológico!