Controle financeiro empresarial: 5 dicas para ser mais eficiente | SISPRO
1591
post-template-default,single,single-post,postid-1591,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Controle financeiro empresarial: 5 dicas para ser mais eficiente

O controle financeiro é essencial para que gestores e empreendedores, além de identificar as movimentações de capital, possam elaborar melhor um planejamento de médio e longo prazo. Sem que essa atividade seja feita adequadamente, corre-se o risco de manter gastos excessivos, prejudicar o pagamento dos compromissos e comprometer o lucro gerado.

Pensando nisso, decidimos criar uma lista com 5 dicas a respeito de como fazer um controle financeiro empresarial eficiente. Confira!

Controle o fluxo de caixa

Quando se trata de controle financeiro empresarial, o controle do fluxo de caixa é uma das primeiras coisas que vem à mente. Ele é que permite o acompanhamento de todas as movimentações, entradas e saídas do capital, e ainda permite prever como será o saldo do caixa num determinado período.

Ou seja, é esse acompanhamento que permite controlar o fluxo de dinheiro e avaliar se o saldo do caixa será positivo ou negativo, sendo indispensável para o sucesso de uma empresa.

Fiscalize contas a pagar e a receber

O manejo das compras e contratos e a garantia de que os pagamentos sejam feitos de forma correta, após a verificação de que são reais e exatos, ou seja, que a empresa está pagando pelo que realmente recebeu ou consumiu, é uma forma de fiscalizar as contas. Esse controle permite ao administrador da empresa compreender exatamente o que gera receita e em que o dinheiro está sendo empregado. Se a soma das contas a pagar supera o valor das contas a receber, certamente haverá problemas no pagamento dos compromissos que foram firmados.

Portanto, essa análise é necessária para acompanhar o equilíbrio entre créditos e débitos, de forma que os gastos não ultrapassem os recebimentos.

Acompanhe os indicadores

Os indicadores de desempenho são ferramentas de gestão que auxiliam na análise dos resultados dos processos. Para um controle financeiro empresarial eficiente, pode-se desenvolver indicadores que estejam relacionados à lucratividade, rentabilidade, de retorno sobre o investimento, de endividamento, de liquidez, entre outros.

O importante é tomar o cuidado para não criar indicadores em excesso, que não sejam úteis em termos de tomada de decisão, e de alinhar seu acompanhamento com as estratégias empresariais.

Corte custos excessivos

Outra questão importante para se manter um controle financeiro eficiente é gerenciar os custos. Já vimos como os gastos podem acabar trazendo problemas para uma boa gestão, caso não sejam bem empregados e controlados.

Por isso, listar todos os custos e identificar quais deles podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados, e criar ações para a redução é essencial para garantir a saúde financeira e a competitividade da empresa no mercado. Só é preciso evitar comprometer a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos ao cliente.

Utilize um software de gestão

Atualmente é possível encontrar sistemas que auxiliam no controle financeiro empresarial, automatizando as tarefas, aumentando a agilidade, garantindo mais produtividade, maior segurança das informações e dando suporte ao processo de tomada de decisão por meio da geração de relatórios.

Manter um controle financeiro empresarial eficiente é fundamental para que a empresa possa cuidar bem das suas finanças, garantindo bons resultados e o crescimento do negócio. Para isso, é preciso envolver planejamento, gestão responsável, análises e, principalmente, precaução na hora de tomar decisões.

Agora que você já sabe como garantir um controle financeiro empresarial eficiente, aproveite os comentários e nos conte: algumas das dicas citadas já são colocadas em prática no seu negócio? Alguma vez você já teve problemas causados por uma gestão ineficiente? Não deixe de contar suas experiências e participar da conversa!

Sua empresa possui um sistema de gestão para controlar o financeiro? Deixe seu comentário!

Blog SISPRO Assine Gestão Empresarial