Job Rotation: conheça o conceito e seus benefícios
17944
post-template-default,single,single-post,postid-17944,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Entenda o conceito de Job Rotation e veja seus benefícios

Se uma empresa visa a constante evolução e adequação às tendências atuais do mercado, são necessárias algumas medidas. Existem técnicas e treinamentos eficientes que preparam melhor os profissionais de uma empresa, como é o caso do Job Rotation.

Um dos maiores gargalos encontrados nas empresas é o desconhecimento dos profissionais acerca dos processos do negócio. Resumindo, o profissional fica preso a apenas uma função e acaba não estimulando a sua evolução.

Considerando os grandes investimentos realizados em palestras, dinâmicas de grupo e cursos, as empresas encontraram uma forma mais simples e eficaz de encorajar o aprendizado dos seus profissionais.

Saiba como o Job Rotation tem mudado o ambiente e a cultura organizacional das empresas. Descubra os benefícios de implementar essa estratégia considerada de baixo custo, porém eficiente. Saiba mais!

Saiba o significado de Job Rotation

Em vista da necessidade de aprimorar a cada dia as habilidades e conhecimentos dos profissionais, esse conceito foi avivado.

De maneira bastante simples podemos definir o Job Rotation como a estratégia de promover a troca de funções e setores de um funcionário dentro da empresa. Ao invés de se ater apenas a uma função, o profissional passa por novas experiências por um determinado período de tempo previamente definido.

A tradução desse termo é “rotação de trabalho” e é cada vez mais implementada nas empresas brasileiras. O intuito é oferecer uma nova perspectiva dos processos da empresa como um todo ao profissional.

Vamos assumir o exemplo de um profissional do marketing, que trabalha em uma agência há 10 anos. Conhecendo a fundo os processos da agência pode ser o momento de obter uma experiência original que irá estimular uma nova perspectiva.

Sendo assim, esse profissional ruma para o cargo de vendedor e passa algum tempo desenvolvendo determinadas funções do cargo. Quando o período de experimentação acaba esse funcionário volta para sua posição de origem e formação.

Contudo, seu retorno traz consigo novos conhecimentos e direcionamentos a serem tomados. Agora ele conhece as necessidades dos clientes internos, pois realmente “vestiu seus sapatos” e descobriu suas dores.

Uma oportunidade de ver a empresa com outros olhos

Diferentemente do que a maioria dos gestores pensa, o job rotation não promove a ideia de acumular funções, mas sim de trabalhar o desenvolvimento de diversas habilidades e capacidades, a fim de integrar maior aptidão de inovação e renovação dos processos.

Outro exemplo contundente é expor o profissional responsável pelo estoque ao cargo de líder do setor. Por sua vez, ele conseguirá enxergar na prática a necessidade real de contar com um estoque organizado e enxuto.

Em poucas palavras, job rotation é a busca por desenvolver o profissional mais capacitado possível, ao passo que estimula a cultura organizacional.

Job Rotation: conheça alguns benefícios relevantes

o que é job rotation

Empresas voltadas para o Mindset adequado colhem melhores resultados e posicionamento no mercado. Todavia, se faz necessário adotar diferentes estratégias e implementar constantes atualizações.

Muito utilizada em programas de Trainne, a estratégia de rotacionar profissionais gera grandes vantagens. Fizemos um apanhado com as principais, confira!

Proporciona economias constantes

Um dos maiores orçamentos mensais das empresas se baseia no investimento em treinamentos, cursos e palestras. Entretanto, a empresa economiza ao rotacionar seus colaboradores, porque viabiliza o aprendizado na prática.

Assumindo o ditado de que “a prática leva à perfeição” os colaboradores passam a pesquisar mais sobre seu local de trabalho. Ao invés de oferecer apenas a teoria, a pessoa desempenha e adquire experiências relevantes e fundadoras.

Trabalha a motivação dos colaboradores

O tempo de ficar estagnado em apenas uma função passou e deu lugar a troca de bagagem entre funcionários e responsabilidades. Não existe desmotivação maior ao profissional do que a perspectiva de não progredir em sua carreira.

O profissional moderno já não se contenta em assumir as mesmas responsabilidades por 8 horas seguidas e 5 dias por semana. Ele demanda desafios, situações que coloquem sua capacidade à prova.

Somente ao sair da zona de conforto é possível evoluir e buscar a perfeição de um perito nos processos da empresa.

Colaboradores mais habilitados a suprir as demandas

Assumindo a nova bagagem de experiência adquirida a empresa se assegura de ter todos os setores funcionando em perfeita harmonia. Afinal, quanto maior o networking entre os funcionários maior será o trabalho em conjunto.

A essa altura do campeonato já sabemos que não existe sucesso sem que todos caminhem na mesma direção. É primordial que empresa e profissional estejam alinhados e que um cubra a retaguarda do outro.

Somente assim será possível implementar o job rotation com qualidade e apto a fazer a diferença!