Como escolher um sistema ERP certo para minha empresa? | SISPRO
1562
post-template-default,single,single-post,postid-1562,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Como escolher um sistema ERP certo para minha empresa?

A modernização de uma empresa passa por diversas etapas, entre elas, a automatização de processos. Automatizar significa aumentar a eficiência, melhorar a gestão e com isso ganhar competitividade, tudo por meio do uso das tecnologias certas. Quando se trata de gestão empresarial, a ferramenta que melhor representa essa melhoria é o sistema ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema que integra todos os setores da empresa e auxilia na agilidade e organização dos processos.

Como você já deve saber, contratar um sistema de gestão não é como comprar uma cadeira nova para o seu escritório. Existem muitos requisitos que essa ferramenta deve cumprir para trazer benefício real para o seu negócio. Saiba quais são eles.

Respostas às suas necessidades

Cada empresa tem necessidades específicas de automatização de processos e gestão, o que significa que não é qualquer sistema ERP que vai contribuir para o sucesso da sua organização. Antes de ir na onda do momento e contratar qualquer sistema de gestão, faça um levantamento de necessidades, identificando quais são seus processos. Só então comece a sua busca pelo sistema ideal.

Funcionalidades

O mapeamento de processos serve para que você entenda o funcionamento da sua empresa e encontre o sistema ERP ideal, aquele que reflete esses processos em funcionalidades da melhor maneira possível. Muitas empresas cometem o engano de quererem adequar a empresa ao sistema de gestão, quando o movimento deve ser inverso, já que sua empresa tem peculiaridades que outras não têm.

Flexibilidade

Se você quer dar dinamicidade à sua empresa, deve optar por um sistema ERP flexível, que permita customizações e seja responsivo, isto é, possa ser usado em dispositivos mobile. Com um ERP responsivo, você poderá manter a gestão da sua empresa em dia em qualquer lugar, sem contar que sua equipe poderá atuar de maneira mais ágil e eficaz se puder consultar e alimentar o sistema onde quer que esteja.

Escalabilidade

Todo empreendimento nasce com a missão de crescer e de se tornar algo muito maior do que era inicialmente, concorda? Portanto, escolha sempre um sistema ERP que permita que você expanda sua base de dados conforme seu negócio cresce e se fortalece. Pode ser que hoje você tenha dez funcionários e vinte clientes, mas daqui a alguns anos, podem ser cem funcionários e duzentos clientes. Seu ERP terá que comportar toda essa informação e continuar servindo aos seus propósitos de gestão sem perder a qualidade dos processos e asegurança da informação.

Suporte ao usuário

Tecnologia ajuda muito no dia a dia de uma empresa, mas, quando resolve dar problema, pode se preparar para congelar o trabalho de sua equipe. É só pensar no caos que se instala quando você fica sem internet. Desta maneira, opte sempre por um fornecedor que ofereça suporte ao usuário em qualquer dia da semana, de preferência em horários mais extensos que o comercial, como das 7h às 20h. Verifique também os canais de contato com o fornecedor e os tipos de suporte que ele oferece, como online, presencial, por chat, telefone, etc.

Custo X benefício

Se estamos falando em um investimento de longo prazo, não há como desconsiderar o custo x benefício da solução. Contratar o ERP mais caro nem sempre vai garantir que você tenha um sistema de gestão de qualidade, assim como contratar o mais barato não vai garantir sua satisfação. Faça comparações entre sistemas ERP, verifique os itens anteriores e agregue a essa lista o preço. Depois de considerar as vantagens e desvantagens de cada um, tome sua decisão.

Difícil escolher um sistema ERP para sua empresa? Existem outros requisitos que você considera ao contratar uma solução como esta? Conte-nos!

Sua empresa possui um sistema de gestão? Deixe seu comentário!

Blog SISPRO Assine Gestão Empresarial