Como CIOs devem contribuir com a indicação dos futuros líderes de negócio | SISPRO
7633
post-template-default,single,single-post,postid-7633,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Como CIOs devem contribuir com a indicação dos futuros líderes de negócio

Futuros Líderes de Negócio SISPRO Blog ERP

Planos de sucessão em cargos relativos ao setor de TI nunca foram tão desafiadores e importantes quanto agora. O cenário é de disrupção e os CIOs assumem papel fundamental nesse momento. A consultoria PwC aconselha que esses executivo precisam cultivar talentos com alto potencial, capazes de liderar iniciativas digitais que alavanquem o crescimento das organizações.

De acordo com um relatório recente da consultoria, além disso, é de extrema importância que os atuais gestores de tecnologia pensem além do que vivem no dia a dia em sua função atual para que ajudem que suas organizações a vencer no desafiador cenário que se desenha.

“As habilidades requeridas nesse novo mundo são muito mais sobre compreensão de negócios e adaptação às mudanças que ocorrem a sua volta, incluindo clientes, tecnologias e regulamentações”, pontua Bhushan Sethi, responsável pelo estudo. “É um ambiente bem competitivo entre diferentes funções tecnológicas”, adiciona.

Talentos capazes de construir e gerenciar sistemas em meio a crescentes ferramentas computacionais adquiridas diretamente pelas áreas usuárias é um artigo raro. Além disso, a equipe também deve ser capaz de analisar dados gerados por consumidores através de canais digitais. E mais: graças a proliferação de cibercrimes, os gestores também devem ser capazes de lidar com as exigências de segurança cibernética rigorosas, particularmente em setores regulamentados.

Dessa maneira, os CIOs devem identificar o talento certo para os altos níveis de gestão e gerência média em toda a organização para, em seguida, fornecer possibilidades de promoção que motivem esses recursos humanos a permanecerem e se engajarem com o projeto da empresa.

Pavimentando o caminho

E o que um CIO pode fazer para cultivar funcionários leais em tempos tão urgentes? Líderes sabem reconhecer talentos em suas equipes e treinar essas pessoas para que seja possível preencher cargos de liderança interna com profissionais que carregam consigo a cultura corporativa construída com tempos de casa.

Sethi observa que há boas notícias no horizonte, com gestores de TI mais propensos a atuarem como agentes, em parceria com departamentos de recursos humanos, para encontrar profissionais capazes de subir na hierarquia corporativa.

Esse trabalho colaborativo ajuda no estabelecimento de um mapa de cargos para aquelas pessoas classificadas com alto potencial para preencherem cadeiras vagas assim que ficam disponíveis. A escolha, diz o especialista, deve se basear na forma como a tecnologia se insere na aceleração da estratégia de crescimento das empresas.

Com base nisso, existem algumas perguntas que precisam ser feitas (e respondidas), de acordo com o especialista:

1. Esses talentos são capazes de liderar projetos analíticos ou conduzir uma iniciativa mobile que ajuda a companhia a capturar e reter clientes?

2. Esses candidatos a futuros líderes compreendem o cenário regulatório onde a organização se insere?

3. São líderes que saberiam responder a um ciberataque?

4. Eles conseguem se relacionar de maneira estratégica com áreas de negócios para ajudar no direcionamento e aconselhamento de investimentos em recursos orientados a sistemas e tecnologias?

5. São profissionais hábeis para colaborarem e construírem soluções em conjunto com outros departamentos?

“As capacidades profissionais precisam ser amplas e responderem demandas de maneira muito mais rapidamente”, observa Sethi. “Os líderes de TI deve conhecer conceitos emergentes da mesma forma que dominam estratégia e habilidades de alinhar isso com processos de negócios”, adiciona.

Sua empresa investe em futuros líderes de projeto? Deixe seu comentário!

Por: Clint Boulton

Fonte: computerworld.com.br

Prêmio Top Blog 2015

 

 

eBook: O que é e o que esperar de um ERP

 Blog SISPRO Assine Gestão Empresarial