Como a automatização de tarefas pode ajudar o setor de RH? | SISPRO
Enquanto a gestão de pessoas é mais valorizada pelas empresas, o setor de recursos humanos se torna fundamental para as ações estratégicas da organização. No entanto, os profissionais dessa área ainda veem grande parte de sua rotina ser ocupada por atividades burocráticas.
Recursos humanos, eficiência, gestão empresarial, software de gestão
8774
post-template-default,single,single-post,postid-8774,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Como a automatização de tarefas pode ajudar o setor de RH?

automatização de tarefas

Enquanto a gestão de pessoas é mais valorizada pelas empresas, o setor de recursos humanos se torna fundamental para as ações estratégicas da organização. No entanto, os profissionais dessa área ainda veem grande parte de sua rotina ser ocupada por atividades burocráticas. Otimizar o fluxo de trabalho e tornar processos mais eficientes e ágeis têm se tornado objetivos mais realistas para os gestores de RH com a automatização de tarefas.
Com uso de recursos tecnológicos, as empresas ganham em eficiência e velocidade, assim como na economia de recursos e de tempo. Confira como a automatização pode ajudar os profissionais de RH.

Contratação e desligamento de funcionários

A ausência da automatização de tarefas pode gerar transtornos em relação às exigências da legislação trabalhista, com a contratação e o desligamento de funcionários e colaboradores.
Com a manutenção de toda a documentação em papel, as empresas ficam sujeitas a perda de prazos previstos na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e correm o risco de multas e processos trabalhistas.
Ao recorrer à automatização de tarefas, o setor de RH adota controle mais rigoroso desses processos e minimiza a possibilidade de transtornos com a legislação trabalhista. Para evitar multas e fazer com que prazos sejam cumpridos à risca, é possível ativar lembretes.

Necessidade de registros

Outro ponto favorável para a automatização de tarefas é facilmente percebido na manutenção de registro de colaboradores. Além de não haver mais a necessidade de recorrer a grandes espaços físicos para o armazenamento dessa documentação, a consulta e atualização dessas informações se torna mais ágil.
A automatização de tarefas permite que os gestores de RH acessem documentos a qualquer momento e em qualquer lugar. Assim, o fluxo de trabalho ganha em rapidez e eficiência. O tempo que anteriormente era gasto com a busca por informações passa a ser destinado a atividades estratégicas do setor.

Segurança da informação

Sigilo e segurança de informações são dois pontos de preocupação para os gestores de RH. Enquanto dados sobre o pagamento de pessoal e demais despesas ficavam sob ameaça de serem furtados ou danificados, esse risco é reduzido quando o armazenamento não é mais dependente de papéis.
Além de assegurar sigilo a informações confidenciais, a automatização permite melhor controle do acesso a dados. Através dela, é possível identificar quem fez a busca, o momento em que ela foi feita e quais recursos cada pessoa tem permissão para acessar.

Treinamento e capacitação

Otimizar a gestão de pessoas é um processo que envolve a qualificação de profissionais com treinamento e capacitação. Nesse ponto, a automatização de tarefas pode ser fundamental para que o setor de RH seja mais eficiente.
Como controlar quais funcionários necessitam de mais treinamento? Em qual área? E por quanto tempo? Essas respostas se tornam mais acessíveis a partir do momento em que a automatização está presente na rotina dos gestores de recursos humanos.

Eficiência com automatização de tarefas

Processos burocráticos criam empecilhos para o fluxo de trabalho e tomam tempo que poderia ser destinado a atividades estratégicas para o crescimento da empresa. Assim, a automatização de tarefas permite que o setor de RH seja mais eficiente em suas ações e possa adotar postura mais assertiva ao alinhar a gestão de pessoas com os objetivos corporativos.
Sua empresa já recorreu à automatização de tarefas para auxiliar o trabalho dos profissionais de RH? Saiba também como um ERP pode ajudar em uma gestão sem papel.

Fonte: SISPRO Software Empresarial