BI - Capacidade de agir com inteligência | SISPRO
1951
post-template-default,single,single-post,postid-1951,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

BI – Capacidade de agir com inteligência

As empresas geram cada vez mais dados nas várias áreas de negócio, aumentando a necessidade de os processar. O investimento em Business intelligence aumenta a capacidade de agir com inteligência sobre estes dados, tornando-os em informação relevante.

O desafio começa na escolha da informação, que muitas vezes quando isolada não é útil, mas quando consolidada, integrada, trabalhada e disponibilizada através de ferramentas de Business intelligence, passa a informação confiável, acessível e com qualidade, tornando-se uma mais-valia estratégica.

No entanto a informação por si só não é suficiente, esta deve ser disponibilizada numa interface intuitiva, gráfica e dinâmica, permitir uma análise associativa, contemplar dados históricos e actuais, permitir até simular cenários futuros.

Algumas funcionalidades como o drill down e o drill through são essenciais em soluções de Business intelligence. A primeira dá a possibilidade de rapidamente alterar o detalhe dos dados e explorá-los em diferentes níveis de granularidade, por exemplo, analisar a informação por ano, semestre, mês, dia.

Já a segunda, permite rapidamente analisar os mesmos dados através de diferentes pontos de vista, quer seja através de diferentes dimensões, relatórios ou mesmo através de diferentes métodos de visualização.

O Business Intelligence foi definido pelo Gartner Group, como o processo de transformar dados em informação e através da descoberta transformar informação em conhecimento. O acesso a este conhecimento não deve estar limitado a um número reduzido de gestores, mas deve ser alargado a todos aqueles que de uma forma ou de outra têm de tomar decisões. A implementação de uma solução de Business Intelligence ao aumentar o nível de conhecimento garante um conjunto de benefícios, tais como, a identificação, redução e antecipação de riscos, maior conhecimento e melhor planeamento do negócio, aumento da produtividade e competitividade, melhor análise de custos, descoberta de novas oportunidades de poupança, contribuindo todos eles para uma redução dos custos.

Hoje em dia usamos cada vez mais dispositivos móveis, que nos acompanham a toda a hora, assim faz todo o sentido a mobilidade associada ao Business Intelligence, traduzindo-se em ter a melhor informação sempre à mão permitindo uma maior rapidez na tomada de decisão.

O ERP da sua empresa disponibiliza o BI para seus negócios? Deixe seu comentário!

Por:Ricardo Pereira

Fonte: logisticamoderna.com

eBook: O que é e o que esperar de um ERP

/images/stories/arroba_blog_1.pngBlog SISPRO Assine Gestão Empresarial