Solução CRM: saiba como escolher a melhor e veja como implementar!
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Aprenda a escolher a melhor solução CRM e entenda sua implementação

Seguindo a linha dos últimos conteúdos aqui do blog, chegamos a uma etapa vital para quem já decidiu investir em uma solução CRM. Para obter o melhor para um negócio é preciso conhecimento e você encontra aqui.

Separamos alguns aspectos importantes que irão direcioná-lo na hora de, finalmente, investir em um sistema. Cansado de ver seus clientes perderem contato com a marca? Ou mesmo perder tempo em processos desorganizados?

Chegou o momento de entender como deve ser a escolha da melhor solução CRM para a sua empresa. Saiba também, como a implementação deve ocorrer, a fim de se tornar definitiva e eficiente. Vamos lá!

Solução CRM: como escolher o melhor para sua empresa

A tarefa realmente não é das mais simples, pois há dezenas de soluções no mercado. Entretanto, vamos te ajudar com alguns direcionamentos assertivos, veja a seguir 4 passos!

1 – Defina critérios específicos de seleção logo no início

Antes de mais nada e para facilitar o processo de escolha, estabeleça critérios iniciais que irão diminuir a quantidade de escolhas. Podemos definir o orçamento disponível, a linguagem da solução CRM e do suporte e recursos imprescindíveis que atenderão as suas demandas.

Logo após reduzir esses quesitos perceberá um afunilamento das opções e, certamente será mais simples determinar um ponto de partida.

2 – Estabeleça quais as demandas atendidas diariamente pelo CRM

Assim como já mencionamos em outro conteúdo relacionado à gestão de relacionamento com o cliente, é vital compreender os processos e demandas da empresa.

Além disso, definir como cada equipe fará uso dessa solução é um bom primeiro passo. Defina as prioridades, a fim de transparecer com mais facilidade o processo da tomada de decisão.

3 – Opte por ferramentas com reconhecimento no mercado

Já que você decidiu investir seu precioso recurso em uma solução CRM, qual motivo você tem para depositar sua confiança em uma empresa desconhecida? Em outras palavras, é primordial optar por um parceiro com soluções reconhecidas no mercado.

Além de assegurar maior eficiência, você conta com suporte especializado a qualquer momento. Outro ponto de destaque é buscar por soluções já testadas, ou seja, que já demonstraram eficácia no setor de atuação.

4 – Realize análises e testes das opções relevantes e tome a decisão

A grande maioria das soluções oferece um tempo grátis de teste. Aproveite esse período gratuito para colocar em prática a dinâmica desse sistema.

Poucos empreendedores utilizam esse período e acabam não absorvendo relevantes insights sobre as funcionalidades do que estão prestes a adquirir. Isso pode resultar na escolha errada e consequente ineficiência dos processos.

Veja como deve ser a implementação da solução CRM

como escolher uma solução CRM

Saiba que escolher a ferramenta é apenas parte do processo, pois ainda é necessário realizar a implementação da solução. Separamos 4 passos que apontam o melhor caminho para você seguir, acompanhe!

1 – Intensifique os treinamentos

Mesmo que a solução seja intuitiva e direta é preciso realizar treinamentos, a fim de colocar os profissionais responsáveis a par do novo cenário. Demonstre na prática como a solução funciona e o que a gestão espera de cada um.

2 – Procure demonstrar o exemplo adequado de liderança

Os líderes devem tomar as primeiras medidas ao definir o CRM como centro da estratégia. Além disso, devem eles mesmos utilizarem a solução e passar aos liderados como esse processo deve ser feito.

3 – Estimule a agilidade das ações que otimiza processos

A agilidade das ações está associada com a resolução imediata de qualquer relatório que apresente resultados negativos. Por meio desses relatórios é possível entender o que está funcionando ou não na empresa.

O diferencial para otimizar os processos consiste em agir rápido e tomar as medidas necessárias para sanar esses indicadores negativos. Por sua vez, a gestão elimina qualquer possibilidade de fomentar procedimentos com falhas.

4 – Dissemine a tranquilidade e paciência de toda a equipe

O sistema pode não ser compreendido logo de cara e, portanto, demanda tempo para que a empresa e profissionais se acostumem. Sendo assim, os gestores responsáveis devem transmitir paciência e garantir um fluxo de trabalho único e repetitivo, com a finalidade de ampliar a intimidade com o sistema.

Já está pronto para escolher a melhor solução CRM que irá mudar a forma como lida com seus clientes? Promover a satisfação garante maior fidelização e acaba nutrindo ainda mais o banco de dados do sistema, a fim de colocar cada vez mais relatórios enriquecidos com informações nas mãos dos gestores!