Solução CRM: quais aplicações são oferecidas à empresa
19392
post-template-default,single,single-post,postid-19392,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Quais aplicações uma solução CRM oferece à empresa

Uma empresa pode aplicar as diretrizes de um sistema de gestão de clientes da forma que melhor atenda às suas demandas. Quando implementada de acordo com as necessidades e baseada nos objetivos do negócio a solução CRM é contundente.

Pode parecer repetitivo, mas deixar de focar suas estratégias no cliente é um mal que acomete grande parte dos empreendimentos. Se você não quer correr o risco de ver seu cliente cair nos braços da concorrência, é hora de tomar uma atitude.

Descubra as aplicações de uma solução CRM e conheça os principais setores que podem fazer uso dessa ferramenta. Acompanhe e aprenda a blindar a relação da sua empresa com os clientes!

Solução CRM: 4 principais áreas aprimoradas na empresa

aplicações da solução crm

Cada empresa possui demandas e necessidades específicas. Por conta disso, um sistema de gestão de clientes pode suprir de forma individual cada um desses processos.

Elencamos pelo menos 4 aplicações específicas em que uma empresa pode se beneficiar dessa imprescindível ferramenta. Elaborar estratégias focadas no cliente é o melhor caminho para alavancar o sucesso do mesmo. Veja como a seguir!

1 – Atendimento personalizado e diferenciado

Somente quem dependeu de um serviço ruim de atendimento ao cliente, conhece a frustração de não ter seus problemas solucionado. O momento do atendimento é crucial, pois irá determinar a saúde da relação com o cliente.

Sendo assim, a empresa observa apenas dois resultados: o primeiro é quando o atendimento soluciona de forma ágil e eficiente as dúvidas do consumidor.

O segundo cenário se caracteriza exatamente na presença de um serviço ineficiente, de elevada burocracia e pouco solucionador. Certamente o cliente ficará muito insatisfeito, repensa a necessidade daquela relação e acaba por não indicar a empresa.

Por outro lado, quando o serviço de atendimento conta com uma solução CRM eficiente, o mesmo está munido de informações assertivas. Em outras palavras, a empresa presta um serviço personalizado, completo e que ajuda o cliente.

Afinal de contas, o atendente possui todos os dados sobre aquele cliente como: histórico de compras, canais utilizados e informações sobre problemas anteriores.

2 – Elaboração e execução de estratégias

Toda a estratégia que cerca o cliente, é aprimorada. Pense na solução CRM como um banco de dados que armazena valiosas informações sobre os clientes.

Essa ferramenta se torna ainda mais completa com o passar do tempo, pois o volume de dados coletados está em constante crescimento. Logo, com a progressão da relação com o cliente, mais dados serão implementados no banco de dados.

Em pouco tempo a gestão viabiliza a criação de um perfil completo dos consumidores. Como informação é poder, os gestores conseguem elaborar e executar estratégias mais assertivas. Afinal, o empreendimento conhece a fundo o comportamento de seus clientes e se torna o carro-chefe no engajamento e satisfação.

3 – Criação de diagnósticos acerca dos indicadores-chave e métricas

Todo e qualquer empresa que almeja o sucesso não pode se abster de analisar suas métricas, bem como os indicadores-chave. Através dessa análise é possível determinar a eficácia das estratégias já implementadas.

No entanto, existe um desafio maior do que fazer a análise. Uma das grandes dificuldades dos empreendedores é saber quais métricas aplicar aos processos. Após essa definição é o momento de aplicar e acompanhar cada um dos resultados.

Se você achou muito trabalhoso, saiba que a solução CRM é capaz de solucionar ambas as tarefas. Por meio de informações fornecidas pelo sistema, a gestão passa a contar com relatórios que viabilizam visão mais certeira sobre o desempenho da empresa.

Portanto, o sistema apresenta um panorama geral sobre o que é mais relevante e como é possível alcançar com maior facilidade. Além disso, cada equipe de cada setor ainda mantém sua habilidade em realizar suas análises individuais, o que colabora para ampla eficácia das estratégias.

4 – Fomentar maior sucesso ao cliente

Você pode até associar o sucesso do cliente com a resolução de um problema pelo setor de atendimento, mas não é bem assim. É primordial entender que o sucesso do cliente deve ser algo bem maior do que a solução de uma simples dúvida.

Uma das melhores maneiras de promover esse aspecto é proporcionar os meios para que os clientes obtenham o máximo do seu produto ou serviço. Certamente isso demanda maior iniciativa dos profissionais responsáveis por isso.

Imagine a surpresa do cliente ao saber que ele estava utilizando apenas 50% do potencial do serviço ou produto. Não seria mais satisfatório descobrir, por meio de um acompanhamento profissional, que ele pode fazer muito mais?

Por sua vez, a solução CRM coloca nas mãos dos gestores do “Customer Success” (Sucesso do Cliente) informações certeiras. Esses dados, previamente armazenados pelo CRM, permitem que os gestores antevejam prováveis problemas e solucionem antes mesmo que o cliente perceba tal adversidade.

Consegue enxergar com mais facilidade a imprescindibilidade de uma solução CRM? A satisfação irá assegurar maiores chances de sucesso e fidelização dos clientes, pode apostar!