5 maneiras eficientes de engajar os funcionários | SISPRO
1458
post-template-default,single,single-post,postid-1458,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

5 maneiras eficientes de engajar os funcionários

5 maneiras eficientes de engajar os funcionários

Não é de hoje que se nota, no meio corporativo, que o engajamento tem representado grande diferencial quando o assunto é melhorar os resultados das empresas e aumentar a performance de suas equipes. Funcionários engajados, sim, produzem mais!

Neste post, falaremos dos benefícios que o engajamento traz para o dia a dia das empresas, mostrando 5 maneiras de engajar os funcionários de modo eficiente!

Confira e aproveite para otimizar os resultados de sua equipe:

1. Faça cada funcionário se sentir parte da empresa

Engajar os funcionários requer uma cultura em que eles criem, naturalmente, identificação com a empresa e sintam que ela precisa de seu trabalho, reconhece e valoriza seu esforço.

Cada funcionário desempenha um papel importante individualmente, mas que reflete resultados maiores em equipe.

Uma boa forma de fazer isto é aproximar a liderança ao máximo, permitindo aos colaboradores que se sintam à vontade para expor quais são suas dificuldades e que tipo de ações ou recursos facilitariam seu trabalho.

Abrir a comunicação é importante, pois o funcionário precisa receber feedbacks e oportunidades de melhorar e, eventualmente, participar de decisões que afetarão o seu setor, de modo que suas necessidades sejam atendidas.

2. Exerça uma boa política e gestão de RH

Outra ação muito importante é criar uma política de RH eficiente: determinar bem as funções, delegar tarefas, saber distribuir operações de acordo com as habilidades e competências de cada funcionário e entender essa dinâmica.

Nada mais desmotivador para um funcionário do que saber que pode contribuir muito em uma área, mas que está sendo mal aproveitado em outra.

Uma boa política de RH vai garantir, ao final, um bom atendimento aos clientes e uma equipe devidamente capacitada e instruída para todas as demandas.

Manter a gestão dos benefícios e pagamentos em ordem é igualmente importante, pois isto impacta os funcionários mais diretamente, motivando ou não o rendimento.

Softwares especializados em RH e ERPs integrados podem ser muito úteis para reduzir dificuldades em tarefas como a entrega das folhas de pagamento, por exemplo.

3. Promova um ambiente de trabalho colaborativo

A integração das equipes reduz problemas com prazos e com a tarefa de adequar pedidos, alinhando a parte comercial com a operacional. Para promover este engajamento, é preciso disseminar a cultura da colaboração, do trabalho em equipe.

A integração de todas as áreas ― desde a linha de produção até a parte estratégica, que toma as decisões ― pode ser facilitada também pelo uso de uma tecnologia que centralize todas as informações essenciais e permita melhor visualização e gerenciamento dos processos.

Assim, existirá um bom backoffice para os trabalhos. As entregas poderão ser feitas como combinado, já que haverá meios para que os funcionários verifiquem se a produção está correta ou o estoque suficiente, gerando mais resultados e formando um ciclo que engajará todas as equipes.

4. Identifique talentos e ofereça oportunidades

Oferecer capacitação e oportunidades de ascensão, reconhecimento e até de carreira também é uma ótima forma de engajar os funcionários. Talentos que saibam se adaptar e inovar, por exemplo, são de grande valia.

Para isto, o líder precisa acompanhar os resultados e comportamentos na empresa, conseguindo identificar profissionais que sejam capazes de assumir responsabilidades maiores e, com isso, contribuir em outros níveis de gestão.

5. Ajude-os a otimizar tempo em vez de só cobrá-los

Na parte gerencial, é possível facilitar a rotina dos funcionários com um ERP que automatize processos financeiros, por exemplo, ou ajude na gestão orçamentária, identificando distorções e alternativas para o caixa.

Ao fazer isso, você ajuda as equipes a focarem na parte estratégica e na descoberta e aplicação de soluções, em vez de se sentirem somente pressionadas e com dificuldades de mostrar um bom serviço.

Por isso, novas tecnologias podem ajudar a motivar seus funcionários e, muitas vezes, se fazem necessárias para unir produtividade e engajamento (veja dicas sobre comomodernizar seu negócio e aumentar a produtividade).

E então, quais destas dicas falta aplicar em sua empresa para engajar os funcionários? Que tipo de dificuldades encontra no caminho? Tem alguma outra dúvida sobre o assunto? Compartilhe conosco nos comentários!

Fonte: Equipe Sispro Empresarial

Blog SISPRO Assine Gestão Empresarial