3 tecnologias mobile que estão transformando os negócios | SISPRO
1927
post-template-default,single,single-post,postid-1927,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

3 tecnologias mobile que estão transformando os negócios

O mercado mobile nunca foi tão forte. Desde a popularização dos smartphones, a maneira como as pessoas se comunicam, pensam e atuam tem se transformado completamente. E cada vez mais rápido.

Desde abril, o número de dispositivos móveis conectados à internet ultrapassou o de computadores, com 154 milhões de smartphones, de acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas. Um outro relatório, feito pela HubSpot, desenvolvedora americana de softwares, apontou que o comércio móvel será responsável por 24,4% da receita do comércio eletrônico global até o fim de 2017.

Grande parte das empresas brasileiras, porém, ainda utiliza apenas aplicações básicas (e-mail e internet), como apontou João Paulo Brudrer, gerente de telecom do IDC-Brasil. Após ouvir mais de 250 empresas de grande e médio porte, o IDC descobriu que mobilidade e instrumentos de tecnologia da informação estão longe de serem explorados em seu potencial. “Menos de um terço utiliza ferramentas corporativas, como ERP, CRM e automação dos times de vendas e campo”, diz.

Para o especialista, investir em mobilidade pode transformar tanto os processos internos da empresa quanto a maneira como ela se relaciona com clientes, fornecedores e toda a comunidade. “Investir em mobilidade é uma boa estratégia basicamente por dois elementos: redução de custos e eficiência operacional”, diz.

Muito mais do que conectividade sem fio, a mobilidade combinada ao armazenamento em nuvem está transformando completamente os negócios, tornando-os mais imediatos, relevantes e inteligentes. Confira três tecnologias mobile que já estão revolucionando o mercado:

1. Internet das coisas

Ao permitir a interação em rede de pessoas, smartphones, eletrodomésticos, carros e até cidades inteiras, a IoT (Internet of Things, em inglês) abre inúmeras possibilidades para as empresas, desde o aumento da produtividade e do aperfeiçoamento da gestão até o profundo entendimento sobre o comportamento do cliente/consumidor. De acordo com o Sebrae, este mercado tecnológico é hoje a maior tendência entre as startups e chegará a alcançar US$ 1,7 trilhão até 2020.

2. Rede de dispositivos

Smartphones, wearables e aparelhos eletrônicos para residência, consumo ou carros. São muitos os dispositivos usados para acessar aplicações, buscar e partilhar informações e interagir com pessoas, comunidades e negócios. Com o aumento das conexões, a interação entre estes dispositivos ganha cada vez mais espaço e constitui uma poderosa rede.

3. Serviços baseados em localização

De acordo com a consultoria TNS, especializada em pesquisa de mercado sobre o consumidor, os serviços baseados em localização alcançaram a primeira posição em um ranking global de funções de maior potencial de crescimento para dispositivos móveis. Os resultados mostraram que 62% das pessoas que ainda não usam este tipo de serviço pretendem começar a usar.

No Brasil, este número é de 85%. Isso porque os usuários já perceberam que compartilhar sua localização pode trazer benefícios como promoções, brindes e ofertas exclusivas. É também a oportunidade perfeita para as empresas se aproximarem de seu público-alvo, já que quando sabem onde o consumidor está, conseguem elaborar uma comunicação mais eficiente com mensagem apropriada.

A sua empresa investe em mobilidade? Deixe o seu comentário!

Por: Andressa Basilio

Fonte: revistapegn.globo.com

eBook: O que é e o que esperar de um ERP