Marketplace: Oportunidades Nessa Nova Tendência de Mercado
15173
post-template-default,single,single-post,postid-15173,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Marketplace: Quais São as Oportunidades Nessa Nova Tendência de Mercado?

O nome é estrangeiro, mas a prática já está sendo bastante difundida no Brasil. O Marketplace tem a proposta de modelo de negócio em que várias empresas vendem para vários clientes.

Exemplos bem-sucedidos do formato são o Mercado Livre e as Lojas Americanas, que alcançam milhões de visualizações todo mês. São sem dúvida grandes vitrines do comércio. E é nessa hora que você pergunta: “como aproveitar a modalidade e faturar mais”?

O Marketplace é democrático. O pequeno empreendedor divide espaço com as lojas mais renomadas no mundo digital e compete pelo mercado de igual para igual. Saiba mais sobre esse verdadeiro “shopping virtual”.

Principais Oportunidades no Marketplace

marketplace

1 – Iniciantes

Está começando agora o seu próprio negócio e não quer fazer um investimento grande em publicidade? As empresas de Marketplace se responsabilizam pela divulgação das lojas.

Os Marketplaces também se encarregam da manutenção de toda a estrutura online. Não haverá gastos com programação, hospedagem, manutenção e afins.

Você irá fazer essa economia inicial em propaganda, promoções e poderá focar na logística e estoque dos produtos.

2 – Volume de Clientes

Em um ambiente com amplo tráfego de pessoas com interesse no consumo, os produtos expostos receberão mais visitas. Essa é a oportunidade para conseguir novos clientes.

Mesmo que os consumidores não tenham buscado exatamente aquilo que você oferece, eles poderão se interessar pelas funções, qualidade, facilidade e preço.

3 – Segmentação

É inegável a eficácia do Marketplace segmentado. Você não precisará fazer nenhum esforço para atrair para a sua loja virtual o seu público-alvo.

O restante fica com você. A competitividade fica maior, é claro, e cabe à sua empresa se destacar das demais com quem divide o shopping digital.

São algumas áreas já bastante exploradas do mercado materiais esportivos e de lazer, moda, beleza, informática e setor automotivo.

Novos nichos a serem explorados também são uma excelente opção de investimento. Se o futuro são os shoppings virtuais, você irá fomentar o mercado da sua área.

4 – Lucratividade

Uma vez que não será necessário fazer um grande investimento em divulgação, infraestrutura e afins, a margem de lucro do seu negócio será muito maior.

Se a sua empresa não é conhecida do grande público, um Marketplace de renome irá trazer mais credibilidade para você. Mais valor será agregado ao que você tem a oferecer.

A parceria com marcas já consolidadas e de confiança dos consumidores pode ser o apoio que você precisa.

5 – Motores de Busca

As plataformas trabalhadas com bom SEO favorecem a visibilidade pelos motores de busca. E o seu negócio terá tudo isso graças à participação em um Marketplace bem estruturado.

Lojas online são favorecidas pela otimização. Sua loja terá um melhor posicionamento, uma estratégia para se destacar perante a concorrência.

6 – Vendas

Um local onde se encontram diversas lojas é um atrativo para o consumo. Mais clientes trafegando significa maior probabilidade de concretizar vendas.

Como Fazer Parte do Marketplace

Se as vantagens são muitas, há também responsabilidades para quem deseja aderir ao modelo de negócio. É necessário apresentar uma documentação exigida por cada plataforma.

Os documentos exigidos podem variar de empresa, mas normalmente são alguns deles:

  • Alvará de funcionamento
  • Cartão do CNPJ
  • Nota fiscal
  • Inscrição estadual
  • CND de tributos

Após entregar a documentação solicitada para o contrato, esta ficará sujeita à aprovação. Uma vez aprovada, seu cadastro será ativado.

Vale estar preparado para negociar com o Marketplace a sua participação nos lucros. Uma comissão deverá ser destinada a ele, que proporcionou os serviços e cedeu o ambiente para a sua empresa.

Há outras regras que você deverá cumprir para manter a parceria. Por exemplo: deve-se ter cuidado com imagens e nomes de marcas.

As fotos de terceiros precisam ter autorização para uso comercial. As marcas, por sua vez, possuem nome registrado e o uso indevido tem implicações legais.

É claro que a sua empresa deve se comprometer ao que é solicitado para a segurança do Marketplace e dos negócios.

Modelo Contemporâneo de Venda

Para você que acaba de se inserir no comércio online, dividir espaço com outras lojas em um shopping virtual pode ser uma grande novidade. E é, realmente.

Mas vale saber que o modelo de negócios oferece segurança, economia, entre outros benefícios muito atraentes. É a oportunidade certa para quem deseja conhecer bem o seu público e descobrir se irá se adaptar a longo prazo a esse tipo de serviço.

A internet é a resposta do sucesso de muitos empreendedores que começaram apenas com lojas físicas. Pesquise, faça um bom planejamento e se insira no mercado com a confiança necessária para obter resultados.

Já conhece o SISPRO ERP Cloud Varejo? Nós unimos ferramentas indispensáveis para a gestão de empresas no segmento varejista em um só sistema. Você terá todo apoio necessário para tornar seu negócio mais competitivo e lucrativo.

Conte com a SISPRO para ter excelentes resultados também no Marketplace!