Erros de negociação que podem acabar com suas vendas
15989
post-template-default,single,single-post,postid-15989,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

6 erros de negociação que podem acabar com suas vendas

Se você é possuidor de uma empresa ou negócio diverso, mas ainda não realizou nenhuma negociação, certamente um dia vai. Afinal, é vital para o desenvolvimento dos negócios existirem, mas você deve ficar atento aos erros de negociação.

É comum que haja diferentes formas de negociação, mas tenha certeza, existe apenas um meio para obter resultados positivos. Em outras palavras, você pode utilizar técnicas diversas, mas o caminho para o resultado benéfico para ambos não diverge.

Portanto, é muito importante contar com diretrizes relevantes e acima de tudo, um profissional capaz de realizar com clareza a negociação. Com o intuito de auxiliar nesse processo de discussão de ideias, separamos 6 erros que você deve evitar.

Quer conhecer algumas dicas para não correr o risco de acabar com suas vendas? Então descubra como alguns erros de negociação podem ser prevenidos, a fim de garantir o sucesso e a realização em harmonia das negociações da empresa, confira!

Conheça 6 erros de negociação que você deve evitar

erros de negociação podem acabar com as vendas

Já teve a sensação de que poderia ter feito algo a mais em uma negociação, que pudesse ter exposto resultados diferentes? Uma atitude diferenciada, uma atenção a mais ou mesmo definir um profissional mais qualificado para tratar os aspectos da transação, poderia surtir efeitos melhores.

Mas como nada é perfeito, e principalmente no mundo dos negócios nem sempre o que buscamos é o que encontramos, o negócio mesmo é se precaver e permitir que menos adversidades surjam na hora da negociação!

Confira um compilado com 6 dicas que podem te proteger contra erros de negociações!

1 – Evite ao máximo iniciar um duelo de objeções

Em uma negociação ambas as partes procuram solucionar seus problemas de forma definitiva. Para tal, é necessário que haja colaboração e não discussão para determinar quem detém o melhor ponto de vista, ou seja, determinar quem é melhor.

De forma resumida, é preciso alcançar, por meio de uma parceria que visa solucionar realmente um problema em comum, um resultado positivo. De nada adianta concluir a negociação e perceber que nenhuma das partes alcançou o que era preciso.

Esse é um dos erros de negociação que mais afeta a situação atual de uma empresa, por exemplo.

2 – Deixar de estabelecer a empatia

Quando você precisa chegar num acordo, seja para vender um produto ou serviço, o que você precisa transmitir? Se respondeu empatia, está no caminho certo para se tornar um excelente negociador, pois essa é uma das principais características.

Vamos assumir uma situação onde você depende de alguém para te passar informações que reforcem o ato de uma compra, por exemplo. Assim, quando esse atendente chega e logo de cara, demonstra arrogância, você continua empenhado em adquirir aquele produto?

Certamente você vira as costas e vai embora, não é mesmo? Pois, saiba que uma negociação funciona da mesma forma. Um dos erros de negociação mais crassos que deve evitar, é mostrar nada menos que sua empatia como negociador a acima de tudo, como ser humano.

Uma negociação é um ato que necessita de humanização, tenha isso em mente!

3 – Colocar o ego em primeiro lugar

Essa dica funciona exatamente para reforçar as duas anteriores, pois quanto mais confiante o negociador, maior a chance de o ego falar mais alto. Não que toda pessoa confiante priorize seu ego, mas é facilmente relacionado.

Sendo assim, é fundamental manter as expectativas em suspense para que não aconteça leituras erradas das intenções de cada parte. Assim como já foi citado no conteúdo, deixe o ego do lado de fora da negociação e procure a melhor solução.

4 – Entrar na argumentação sem ter um planejamento definido

Uma empresa consegue alcançar a realização das metas e como resultado, concluir os objetivos sem um planejamento adequado? É quase certeza que não, afinal, se não há planejamento não existe direcionamento ou diretrizes que indiquem o caminho.

Dessa forma, em uma negociação funciona do mesmo modo, isto é, contar um script enredado nos aspectos básicos da negociação é uma ferramenta imprescindível. Assim, a negociação revela um começo, meio e fim onde ambas as partes podem ser saciadas.

5 – Deixar de avaliar os interesses da outra parte negociante

Sem sombra de dúvidas, quando você entra em uma negociação para fechar uma venda, você preza pelos seus interesses. Por outro lado, a boa execução dessa negociação demanda que você leve em consideração a outra parte negociante também.

Isso porque, é necessário entender os valores, necessidades e impulsos, ou seja, se colocar no lugar dela. Isso permite criar uma perspectiva diferenciada que é projetada diretamente no ambiente da negociação.

É obvio que não existe leitura de pensamento, mas com boa vontade e urgência de fechar um acordo importante, é essencial estar aberto a isso. A falta dessa orientação pode facilmente configurar erros de negociação, pode ter certeza.

6 – Colocar o negociador errado para fechar o acordo

Até aqui você já empregou todas as dicas e informações que passamos, e a hora da negociação se aproxima. Você então está confiante de que será bem-sucedido, mas ao final se decepciona com o resultado, pois o acordo não foi fechado e a venda não concluída.

Isso gera muitas dúvidas, pois você fez tudo que estava ao seu alcance, mas existe um ponto crucial que você não considerou, o negociador. Desse modo, podemos concluir que o planejamento só vai funcionar se contar com um profissional lapidado.

Logo, a peça-chave fundamental para não correr riscos de erros de negociação, é o responsável pela negociação. Trabalhar as qualidades e lapidar os aspectos de um vendedor, pode trazer resultados expressivos para sua empresa.

Esqueça que um dia sua empresa deixou de fechar vendas importantes, por apresentar erros de negociação. Por isso, inicie uma nova era de acertos e negócios concluídos, afinal de contas, é disso que uma empresa precisa para crescer e prosperar.