Saiba reconhecer o momento de implantar um ERP em sua empresa | SISPRO
8020
post-template-default,single,single-post,postid-8020,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Saiba reconhecer o momento de implantar um ERP em sua empresa

As chamadas empresas de alto crescimento (EACs) aumentam o volume do quadro de seus funcionários em 20% a cada ano, segundo a Endeavor. Nesse contexto, é correto afirmar que o crescimento é ainda mais perceptível em pequenas e médias empresas, que contratam um número maior de novos colaboradores a fim de dar conta de novas demandas que surgem a cada dia. Contudo, mais pessoas trabalhando em um número maior de processos – geralmente ainda mais complexos – não significa maior nível organizacional ou melhores taxas de serviço. Pensando nisso, no post de hoje queremos explicar o momento ideal de PMEs renderem-se à tecnologia e implantarem um ERP a fim de dar base a um crescimento saudável.

A instalação de um software empresarial, ou Enterprise Resource Planning, geralmente é demandada pela complexidade em integrar áreas e ações dentro de uma companhia. Se a sua empresa cresce organicamente em um ritmo acelerado e você está tendo dificuldade em gerir processos, saiba que está na hora de implantar um ERP. A dificuldade em visualizar dados corporativos – de maneira rápida, confiável e segura – e a falta de comunicação entre os setores são os dois principais indicadores da necessidade de se começar a pensar na adoção de uma tecnologia. Caso contrário, vendas continuarão a serem perdidas.

Além das métricas expressas acima, é válido examinar a empresa mais a fundo para conhecer a situação ideal de implantação de um ERP. Hoje, você consegue planejar o fluxo de caixa do seu negócio com agilidade? Da mesma forma, tem controle sobre o estoque de produtos? Considera aceitável o prazo do ciclo de venda e, consequentemente, acredita prestar um bom serviço aos clientes? Caso a resposta para alguma das perguntas anteriores tenha sido “não”, é chegado o momento de analisar o custo x benefício da adoção de um sistema de gestão para empresas. Afinal, o dinheiro sendo perdido com falhas processuais costuma ser maior do que os custos com a instalação de um software ERP – disponível na nuvem ou em servidores e, consequentemente, variando no preço de implantação a fim de adequar-se a orçamentos distintos.

Nesse processo, que costuma acontecer em empresas de origem familiar que logo foram se expandindo, um sistema de gestão administrativa, comercial e financeira surge para conferir maior facilidade no acesso às informações internas de uma empresa. No funcionamento do ERP, uma venda gera uma OS (ordem serviço) ou ordem de fabricação, encadeia a requisição de mão de obra, peça ou material, que reduz o estoque ou gera uma requisição de compra e alimenta o setor financeiro para prever os gastos e recebimentos. Assim, há a possibilidade planejar, controlar gastos e otimizar processos. Também é importante ressaltar a confiabilidade dos dados gerados pelo sistema, que são atualizados em tempo real e, assim, diminuem o retrabalho dos colaboradores e aumenta a produtividade como um todo.

A facilidade da tomada de decisão estratégica é ainda um dos principais aspectos que propiciam o crescimento de empresas que utilizam um sistema ERP. Esse benefício é percebido pouco tempo após a implantação da tecnologia, ainda que as organizações comecem explorando funcionalidades mais simples da solução. Com o tempo, é possível avançar no uso da ferramenta em praticamente todas as áreas do negócio.

Se você possui alguma dúvida sobre o assunto entre em contato com a Sispro Software Empresarial, empresa especialista em soluções ERP.

Compartilhe no espaço abaixo dos comentários.

Por Equipe Sispro

Fonte: Sispro Software Empresarial – 05/12/14

Blog SISPRO Assine ERP