Saiba o que todo sistema ERP deve ter para ser eficiente | SISPRO
9035
post-template-default,single,single-post,postid-9035,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Saiba o que todo sistema ERP deve ter para ser eficiente

Adotar um sistema ERP já passou de diferencial para requisito obrigatório a toda empresa que deseja organizar seus processos e torná-los mais eficientes e seguros, contribuindo para uma tomada de decisão mais ágil e assertiva. O detalhe é que, com o crescimento da demanda, cresce também a quantidade de fornecedores desse tipo de solução, o que dificulta a escolha de uma ferramenta que realmente represente os fluxos da empresa.

Você por acaso se identificou com a situação? Então siga adiante e aprenda agora mesmo o que todo sistema ERP deve ter para ser eficiente!

Confiabilidade

O que não falta por aí é história sobre sistema ERP tão sobrecarregado de informações que acaba corrompendo sua base de dados ou que perde as informações inseridas, bem como sobre soluções que apresentam um limite de caracteres para campos que, na verdade, exigem uma explicação detalhada. E olha que as falhas não param nessas!

Por essas e outras, é simplesmente essencial avaliar a confiabilidade do sistema ERP que está prestes a implementar no seu negócio. Para isso, você pode não apenas conversar com outros usuários do recurso e pedir recomendações a colegas, mas também exigir o acréscimo de uma cláusula de confiabilidade no contrato do fornecedor.

Segurança

O ERP também deve fornecer o máximo de segurança para qualquer informação inserida no sistema. Níveis de acesso, histórico de alterações, login mediante usuário e senha pessoais: esses são apenas os cuidados básicos que devem ser tomados para que você saiba exatamente quem fez o que, quando e por que motivo.

Caso sua solução seja na nuvem, certifique-se de que o software possui protocolos de segurança para bloquear tentativas de invasão e vazamento de dados. Não se esqueça, afinal, de que é a inteligência da sua empresa que está armazenada ali!

Disponibilidade

Continuando com a ideia de um ERP na nuvem, que é a solução mais buscada no momento, é preciso verificar a disponibilidade do sistema — por quanto tempo ele opera sem que haja qualquer tipo de interrupção no fornecimento do serviço.

Quedas de servidor, indisponibilidade por manutenção e travamentos, por exemplo, comprometem a produtividade da equipe e, consequentemente, os resultados da empresa. Como você ainda está em fase de escolha, o melhor é dedicar mais tempo a esse passo do que investir em algo que não trará os resultados que você espera.

Unicidade

A adoção de um sistema ERP é o reflexo da necessidade de agilizar os processos e as tomadas de decisões no negócio, o que exige a confluência de todas as informações geradas ao longo de suas atividades para a mesma central de inteligência. Assim, essas informações podem ser adequadamente distribuídas e analisadas por cada setor e funcionário.

Em outras palavras: não dá para ter um pedaço do ERP na produção, outro pedaço no departamento comercial e outro no RH, sem que esses módulos conversem automaticamente entre si. Esse cenário seria contraproducente e não otimizaria o trabalho da empresa, apenas desses setores isoladamente. Pois a unicidade tem a ver justamente com isso. É a união das informações para que a empresa consiga analisar o todo, tomando suas decisões com base em uma visão sistêmica e integrada dos processos.

Integração

Já que falamos em visão integrada, precisamos destacar que um sistema ERP eficiente também deve ser capaz de se integrar a outras soluções tecnológicas da empresa — como sistemas de CRM, automação de marketing, projetos e controle de horas, entre outros. Dessa forma, você otimiza a rotina dos funcionários e extrai mais valor das informações geradas por cada fonte de dados que leva conhecimento até a organização.

Quando a troca de informações entre um sistema e outro acontece automaticamente, você acelera o ritmo das atividades, garante maior confiabilidade para as informações e libera seu time para tratar de assuntos estratégicos, que realmente agreguem valor à operação.

E então, pronto para escolher seu sistema ERP? Entre em contato conosco!