O que é ERP e como escolher | SISPRO
2076
post-template-default,single,single-post,postid-2076,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

O que é ERP e como escolher

O que é ERP e como escolher

O que é ERP e como escolher

ERP (Enterprise Resource Planning). Veja se vale a pena implementar um em sua empresa. Grandes empresas com grande produção, movimentação e prestação de serviços e produtos necessitam de um controle sistemático e robusto no seu Sistema de Informação.

O que é ERP?

A sigla (E.R.P.) significa: Enterprise Resource Planning, Planejamento de Recursos Empresariais. ERPs são sistemas desenvolvidos para controle de vários departamentos e processos de uma organização, softwares E.R.P. possuem uma grande complexidade tanto no seu desenvolvimento como no manuseio do programa em geral.

Toda empresa DEVE utilizar alguma sistema de informação, algumas ainda usam sistemas de informações manuais, isso mesmo, ainda ontem (26/08/2014) estive realizando uma visita e o cliente por vários motivos NÃO desejava modernizar o controle utilizado em sua empresa, quando mostrei quanto ele estava perdendo por falta de um controle de estoque, de vendas e principalmente contas a receber,  o cliente teve uma única reação, sentou-se e chamou imediatamente o gerente geral. Baseado nesta pequena história da vida real, você consegue entender um pouco do controle necessário que um sistema robusto como um ERP realiza, respostas rápidas através de consultas refinadas e relatórios de importância vital que embasarão decisões, que se forem baseadas em informações defasadas podem levar um empreendimento a falência.

Como escolher um ERP

Existem vários ERPs disponíveis no mercado, os gestores ficam a mercê de informações que muitas vezes não são mensuradas da forma correta, as pessoas que ficam responsáveis por encontrar e escolher o ERP estão preocupadas principalmente no quesito preço, esquecem de avaliar o tamanho da equipe de suporte, horários de atendimento, valor do serviço de suporte, a quantidade de pessoas responsáveis pela constante atualização dos sistemas, se a empresa é flexível quanto a uma possível personalização do sistema oferecido, outro ponto importante é a migração dos dados  entre sistema antigo e o novo sistema, acompanhamento do uso em paralelo (sistema atual X sistema novo).

Em resumo, qualquer negócio precisa de controle e os gestores necessitam dispensar todo tempo necessário na etapa de escolha, evitando assim perda de capital.

Leonardo Gonçalves

Amante de TI e Acadêmico de Direito – 27/08/14

Fonte: divulgapiaui.com.br

Blog SISPRO Assine ERP