O que as empresas buscam em um Software de gestão | SISPRO
7782
post-template-default,single,single-post,postid-7782,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

O que as empresas buscam em um Software de gestão

Engrenagem Gestão SISPRO Blog ERP

A expansão da empresa faz com que muitos empresários busquem no Software de Gestão Empresarial a integração dos processos para conquistar o crescimento organizado do negócio.

Muitas vezes o crescimento da empresa traz junto um companheiro inesperado. Espera-se que o crescimento da empresa traga maior lucro, porém o que acontece é o contrário. A empresa não consegue manter a lucratividade condizente com o crescimento obtido.

Com o crescimento empresarial é preciso ter métricas de análise para não ser pego de surpresa. O aumento de receita significa mais produção, mais pessoas, mais capital investido, maior estoque de materiais, mais máquinas e equipamentos envolvidos nos processos. Esta dinâmica acaba ocultando a real situação financeira da empresa. O dinheiro fica espalhado e escondido no meio dos processos dificultando a visão correta da situação.

O crescimento da Empresa e a falta de controle do negócio

A dinâmica do crescimento também faz sentir uma falsa sensação de sucesso. Isto contribui para não fazer enxergar a real situação financeira da empresa. Aliado a isso vem a desorganização, a falta de controle, aumento de prazos de entrega, aumento de desperdícios materiais e de mão de obra e consequente aumento de custos.

É fácil perceber isso, quando olhamos de fora. Por exemplo, quando contratamos algum serviço é comum ver a enorme quantidade de materiais desperdiçados que são deixados depois que o pessoal vai embora. Erro por falta de planejamento e retrabalhos acontecem com grande frequência, sem falar em desperdício de mão de obra. É o que acontece com muitas empresas quando crescem sem organização e controle.

A única forma de conseguir saber se a empresa está tendo retorno satisfatório ou não é controlar e criar uma forma de medir através de vários indicadores de desempenho. Sem organização, sem padronização de processos e sem controles não é possível obter os indicadores de forma confiável e em curto prazo.

Necessidade de Integração dos processos

Nos primeiros anos de atuação, a grande maioria das empresas, utiliza planilhas ou algum sistema departamental mais simples e barato. O objetivo é resolver os problemas operacionais. Os mais requisitados nesta fase são os sistemas de emissão de NF, sistema de controle de estoques e sistema de gestão financeira.

Depender de um sistema sem integração ou de planilha torna difícil e demorado obter relatórios com resultados consolidados de vendas, financeiro e estoque. Além disso, com o crescimento e departamentalização há a necessidade de integrar os processos. São as causas da dificuldade de gerenciamento, erros, atrasos e demora na tomada de decisões rápidas.

Exemplo prático

É o caso de uma empresa que produz por encomenda que antes de adquirir um sistema ERP, possuía um sistema de faturamento sem integração com o estoque e financeiro. No começo isto atendia as necessidades, mas com o aumento de clientes, maior volume de produção, sentiu a necessidade de organizar, controlar e obter informações consolidadas mais exatas em menor tempo. Neste momento percebeu a necessidade de um sistema de gestão integrado para ajudar a alavancar os negócios.

O empresário desta empresa sentiu a necessidade visualizar a empresa como um todo, obter resultados em tempo real para tomada de decisões mais rápidas com maior segurança.

Sentiu que a falta da visão da situação real estava limitando o crescimento da empresa. A busca por um Software de Gestão Empresarial foi devido a necessidade de uma ferramenta para organizar, controlar, monitorar de perto e promover o crescimento organizado da sua empresa.

Conclusão: A importancia do crescimento organizado

A agilidade e a facilidade de tomar decisões estratégicas é um dos fatores que contribuem para o crescimento das empresas. Sem crescimento organizado, a expansão do negócio pode trazer somente mais dor de cabeça ao empresário. Investir no Software de Gestão Empresarial é sem dúvida alguma uma forma de obter o crescimento organizado e mais lucro nos negócios.

Sua empresa já possui um Software de Gestão Empresarial? Quais motivos foram primordiais para essa decisão? Deixe seu comentário!

Por: Orlando Oda

Fonte: segs.com.brBlog SISPRO Assine ERP