O novo cenário da indústria de software | SISPRO
1673
post-template-default,single,single-post,postid-1673,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

O novo cenário da indústria de software

Cenário da Indústria de Software SISPRO Blog ERP

O avanço da disrupção mudou profundamente o cenário da TI, afetando de forma radical as formas de competitividade e monetização na área de produção de aplicações de software.

É bem verdade que, ao longo dessas últimas décadas, foram muitas e bastante expressivas as mudanças no nosso cenário. A evolução dos sistemas de dados e dos modelos de transações de negócio levou a TI corporativa a altos níveis de excelência e a patamares de performance até há bem pouco tempo impensáveis.

Hoje, atingimos um ponto em que a qualidade dos controles fornecidos pelo ERP, associados à inteligência do BI, confere às aplicações empresariais um testemunho sólido do seu sucesso.

Mas, com a explosão da mobilidade e da diversidade de dispositivos, o foco da aplicação está migrando de forma muita rápida. Com o back-end muito bem resolvido, as empresas precisam agora encarar uma nova variável, que é a experiência do cliente que mundialmente vai se popularizando através da sílaba UX.

Assim, a atenção do desenvolvedor se volta agora para a interface da aplicação (ou UI no jargão do mercado), e a melhor aplicação é aquela com maior poder de engajamento com o usuário. Em outras palavras, a aplicação ideal, nos padrões de hoje, é a que consegue extrair os melhores recursos da retaguarda, não importando os diferentes modelos de dados envolvidos, ao mesmo tempo em que oferece a melhor navegação em qualquer tipo de dispositivo.

Não importa mais se o aparelho do usuário é um PC desktop ou um smartphone; não faz diferença o sistema operacional que ele usa, não importa o formato da tela – minúscula, gigante, oval, quadrada, rígida ou flexível. O que importa é que a boa experiência desse usuário lá na ponta irá decidir o sucesso ou fracasso de uma aplicação de negócio.

E importa que esta aplicação seja feita a toque de caixa para acompanhar o ciclo extremamente rápido e volátil das demandas na sociedade conectada.

Vivemos, portanto, uma conjuntura de tecnologia muito particular, na qual a mudança e a diversidade dos ambientes é que dominam o cenário.

Em conclusão, é fato que muita coisa mudou no mundo da TI e especialmente nas aplicações de negócio. Mas à parte a mudança da tecnologia, um dos efeitos da disrupção é o de romper com o ciclo de domínio da empresa A ou da gigante B sobre os negócios de software. No novo cenário global a regra está na mudança e não mais na permanência.

De um momento para o outro, uma empresa com poucos dólares, mas com ideais inovadoras, pode emergir no mercado a partir do acesso rápido e de baixo custo a ferramentas de desenvolvimento tão sofisticadas quanto aquelas empregadas pelos grandes players. Com o apoio dos modelos de execução em nuvem, elas podem dispor de alto poder de processamento sem ter que adquirir uma só máquina.

Sua empresa investe constantemente em tecnologia para acompanhar o mercado? Deixe seu comentário!

Por: Matthew Gharegozlou

Fonte: decisionreport.com.br

eBook: O que é e o que esperar de um ERP

 

 Blog SISPRO Assine ERP