Gestão integrada: quais são os benefícios na prestação de serviços? | SISPRO
9503
post-template-default,single,single-post,postid-9503,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Gestão integrada: quais são os benefícios na prestação de serviços?

Gerir um negócio nunca foi uma tarefa fácil. Hoje, um bom gestor deve ter em mãos ferramentas e recursos eficazes para otimizar e alinhar todo o desempenho organizacional. Uma das formas de se fazer isso é apostar em um sistema confiável de integração e organização de toda a massa de informações que circulam na empresa.

Para embasar decisões inteligentes e simplificar a rotina de trabalho de toda a empresa, falaremos, no post de hoje, da gestão integrada, amparada em um sistema tecnológico especializado, bem como seus benefícios. Continue acompanhando e confira!

1. Padronização de ações e processos

Uma empresa, independentemente de seu ramo de atuação, tem diversos setores e tipos de colaboradores.

Imagine um cenário em que cada uma dessas áreas trabalha separadamente, sem que haja qualquer interação entre elas. Da mesma forma, cada profissional realiza suas atividades seguindo apenas sua própria cabeça, suas vontades e impulsos.

Poderíamos comparar a falta de comunicação e o desalinhamento entre os colaboradores de uma empresa a um organismo em que as células trabalhassem sem coordenação, ritmo e lógica entre si. Nem é preciso dizer que isso seria o sinônimo de caos e de possível falência orgânica.

O mesmo pode acontecer em sua empresa. Por isso, ao utilizar o ERP (em inglês, Enterprise Resource Planning), ou Sistema de Gestão Integrada, as ações se alinham e harmonizam, as equipes de trabalho usam uma mesma linguagem em seu processo produtivo e os processos são padronizados. Se todos os setores da empresa — Finanças, RH, Vendas, Marketing, entre outros — utilizam a mesma plataforma para trabalhar, a comunicação também ocorre de maneira otimizada.

2. Levantamento de dados concretos

Toda empresa possui um vasto banco de informações essenciais e sigilosas para seu funcionamento: dados de clientes, prazos para execução de projetos, demandas de mercado e preços de fornecedores.

Não é exagero dizer que eles são a matéria-prima da atuação de um diretor empresarial. A certeza da exatidão desses dados é a base para a tomada de decisões assertivas. Afinal, uma pequena incorreção pode ser o suficiente para desestabilizar todo o fluxo de trabalho da empresa.

Um Sistema de Gestão Integrada automatiza, centraliza e disponibiliza a toda a empresa as informações em um só lugar e em tempo real, o que facilita sua análise, minimiza a ocorrência de erros, assim como de dados conflitantes, reduz burocracias, entre outros diversos benefícios.

3. Monitoramento das atividades realizadas

As atividades que acontecem em um empreendimento devem ser realizadas com máxima assertividade e eficiência. Quando um diretor não as acompanha, ele tem grandes chances de perder o controle do processo como um todo.

Um Sistema de Gestão Integrada o ajuda a acompanhar cada etapa da operação, permitindo que ele esteja por dentro dos acontecimentos. Com isso, ele pode criar o melhor plano de ações a fim de obter os melhores resultados.

4. Aumento de produtividade

Em geral, a qualidade das ações em uma empresa é inversamente proporcional ao tempo em que devem ser realizadas, o que torna a automatização dos processos imprescindível.

Por isso, um Sistema de Gestão Integrada impacta diretamente a produtividade dos colaboradores de uma empresa, que passam a desenvolver suas atividades em menos tempo. Da mesma forma, todos os processos da empresa ganham fluidez.

Com o disparo automático de dados do setor de vendas, por exemplo, poupa-se tempo da equipe, que é liberada para se dedicar a atividades como analisar o perfil e comportamento da clientela e desenvolver novas articulações estratégicas para o negócio.

5. Diminuição dos custos e dos erros

Uma empresa deve realizar um planejamento eficiente de suas atividades se quer evitar a recorrência de erros, usando a experiência para avançar. Apesar de todos os cuidados e práticas existentes para isso, imprevistos ainda podem acontecer.

Com um Sistema de Gestão Integrada, é possível fazer uma análise completa de todas as ações da empresa, para encontrar possíveis pontos negativos e problemáticos no processo operacional.

Gostou de conhecer alguns dos benefícios de trabalhar com a gestão integrada na sua empresa? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!