Fluxo de caixa projetado: saiba como manter o equilíbrio financeiro | SISPRO
1626
post-template-default,single,single-post,postid-1626,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Fluxo de caixa projetado: saiba como manter o equilíbrio financeiro

Fluxo de Caixa Projetado SISPRO Blog ERP

Uma boa gestão financeira pode ser o diferencial estratégico que sua empresa procura. A ferramenta que poderá te ajudar nesta tarefa, com certeza, é o fluxo de caixa projetado. Neste post você entenderá melhor o que é esta ferramenta, a sua diferença para o fluxo de caixa e como ambas podem te ajudar em curto e longo prazo a otimizar as finanças de sua empresa.

O que é o fluxo de caixa projetado?

O fluxo de caixa é uma ferramenta financeira que congrega não só os saldos do caixa, mas também de bancos e aplicações de curto prazo. Além disso, para que seja obtido o valor dos recursos disponíveis no final de um determinado período, é preciso comparar os saldos iniciais destas contas com as entradas e saídas de recursos.

Em uma empresa, normalmente, as entradas são representadas pelos recebimentos de clientes, já as saídas são os pagamentos referentes a contas como salários, gastos para a manutenção do empreendimento e outros valores desembolsados.

Quais os benefícios de um fluxo de caixa projetado?

A utilização de um bom software de gestão, além dos ganhos em qualidade e agilidade, permite que seja feito de forma confiável o fluxo de caixa projetado, que nada mais é do que uma projeção de entradas e saídas de resultados. Estas serão feitas com base em dados históricos e também cálculos envolvendo as vendas e consumo de recursos da empresa para o período projetado.

Esta simulação também deverá levar em conta alguns fatores como, por exemplo, a economia, épocas de alta e baixa demanda dos produtos e serviços e até mesmo, em alguns casos, questões políticas do país.

Quais as dicas para quem deseja implementar este método na empresa?

Contratar softwares de gestão

A elaboração do fluxo de caixa deve ser, de preferência, feita em um software de gestão, que além de outras funcionalidades, permite a integração com o ERP e diferentes áreas da empresa, o que facilita e torna o trabalho mais rápido e confiável.

Neste software deverão ser alimentadas informações relativas aos saldos iniciais de caixa, bancos e aplicações e devem ser registradas de preferência, de forma diária, as entradas e saídas de recursos.

Saber onde investir e economizar

O fluxo de caixa permite uma visão ampla do negócio. Com isso, você saberá onde gastos poderão ser cortados, bem como quais áreas necessitam de investimento.

Por meio de simulações o fluxo de caixa projetado permite traçar melhores estratégias para o giro dos estoques, que envolve desde sua entrada na empresa, transformação e venda. Além do ciclo dos clientes, que envolve a venda e o posterior recebimento dos valores e sua combinação com o pagamento de fornecedores, para que a empresa não passe por dificuldades financeiras.

Desta forma, o entendimento destes ciclos permitirá saber quanto a empresa precisará de recursos em determinados períodos e se ela terá estes valores e também permitirá o conhecimento sobre necessidade de investimentos em imobilizado e outras necessidades permanentes e se os recursos serão suficientes para a cobertura destas necessidades.

O fluxo de caixa projetado como ferramenta de tomada de decisão, é bastante útil. Principalmente, pois ele ajuda a empresa a saber, de forma antecipada, quanto será consumido de recursos financeiros para o pagamento de fornecedores e outras contas relacionadas à atividade desta e a sobra ou até mesmo falta de dinheiro, em determinados períodos, permitindo ações preventivas e corretivas na gestão. E aí o que achou do post? Tem alguma dúvida ou ideia? Deixe o seu comentário.

Sua empresa possui estratégias para manter o equilíbrio financeiro? Deixe seu comentário!

Fonte: Sispro

eBook: O que é e o que esperar de um ERP

Prêmio Top Blog 2015

 

 Blog SISPRO Assine ERP