ERP: Conheça o sistema que vai otimizar a sua empresa | SISPRO
7985
post-template-default,single,single-post,postid-7985,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

ERP: Conheça o sistema que vai otimizar a sua empresa

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado à sua capacidade de autogerenciamento. Mas essa tarefa não é fácil e fica mais complicada quanto maior for o número de setores internos dessa companhia. Isso porque o fluxo de informações circulando é alto, o que torna a comunicação entre cada subárea um fator fundamental para o bom funcionamento geral.

Nesse contexto, o aprimoramento da tecnologia se tornou um processo decisivo, já que propiciou o desenvolvimento de ferramentas de gestão empresarial específicas para atender setores, como marketing, finanças, recursos humanos e logística. Os processos setorizados foram agilizados, mas os gestores ainda percebem que há entraves relacionados ao repasse interno de dados.

Para solucionar esse tipo de problema, foram criados os softwares ERP, uma plataforma que oferece um sistema integrado de gestão. Do inglês enterprise resource planning, atualmente, ele é o mais moderno e eficaz no mercado de TI, otimizando todas as etapas de funcionamento das corporações. Como consequência, quem adquire esse serviço reduz os custos de operação e amplia sua capacidade produtiva. Gostou da ferramenta? Então entenda melhor esse sistema e veja como implantá-lo no seu trabalho:

Como o sistema ERP funciona?

Na prática, o ERP conta com subsistemas de gerenciamento integrados que atuam em todos os setores internos da empresa contratante. Dessa forma, o sistema é capaz de acompanhar, triar e analisar todas as etapas de produção ou desenvolvimento, com a máxima qualidade, precisão e confiabilidade.

Como o ERP é implantado através de um banco de dados centralizado na companhia, as informações de todos os setores ficam acessíveis aos gestores, que podem acompanhar o passo a passo da linha de produção.

Como é feita a implantação do sistema ERP?

Para que haja a integração total dos setores, o prestador de serviço ERP vai atuar em toda a base de informações da empresa. Para isso, ele irá ter acesso a dados financeiros, logísticos, de recursos humanos, de importação e exportação, marketing, vendas e demais envolvidos no funcionamento geral da organização.

Esse trabalho pode ser feito de duas formas distintas, ficando ao critério dos gestores a decisão mais acertada. O sistema ERP pode ser instalado no servidor interno da empresa. Isso vai demandar espaço e banda, já que é necessário comportar um fluxo grande de dados.

Há uma segunda opção de instalação do ERP que se dá via cloud computing, ou seja, armazenamento remoto em nuvem. Essa tecnologia é mais moderna e dinamiza ainda mais o processo de gerenciamento, uma vez que não há armazenamento em mídias como HDs e todos os dados ficam disponíveis aos gestores 24h, bastando apenas uma conexão com a internet para ter acesso ao andamento de todos os setores.

Vantagens do sistema ERP: eficiência e economia

A integração total do fluxo interno de dados é a principal vantagem que o sistema ERP oferece, em comparação com os sistemas setorizados de gestão empresarial. E dela, advém uma série de vantagens correlatas, entre elas:

  1. Diminuição dos erros internos e da necessidade de refazer trabalhos;
  2. Proteção extra contra fraudes e furtos; Segurança dos dados confidenciais da empresa;
  3. Informações seguras e sincronizadas em tempo real;
  4. Fim dos estoques ociosos;
  5. Redução no ciclo de venda e nos custos da matéria-prima;
  6. Aumento da eficiência em cada setor;

Economia total e maior produtividade na empresa Gostou do artigo? Então deixe seus comentários abaixo:

Por Equipe Sispro

Fonte: Sispro Software Empresarial – 05/12/14

Blog SISPRO Assine ERP