Como um ERP com módulo de MRP I e II pode ajudar a sua indústria? | SISPRO
7972
post-template-default,single,single-post,postid-7972,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Como um ERP com módulo de MRP I e II pode ajudar a sua indústria?

Para entender os benefícios de um ERP para a indústria, primeiro precisamos entender os conceitos de MRP I e MRP II. Eles estão intimamente ligados à tecnologia no processo produtivo das empresas.

O que é MRP?

Acrônomo de Material Requirement Planning, o MRP, ou planejamento de necessidades de materiais, é um sistema lógico de calculo que faz a conversão da previsão de demanda numa programação de necessidades de componentes. Ao conhecer todos os componentes de um determinado produto, assim como os tempos de obtenção de cada um deles, é possível, com base na visão de futuro das necessidades, calcular a quantidade e em que momento se deve obter de cada item. Portanto, é um sistema que evita a falta ou a sobra dos suprimentos para a produção.

MRP I e MRP II

O MRP divide-se em MRP I e MRP II. O primeiro permite o cálculo de quantos materiais de determinado tipo são necessários e em que momento, verificando os componentes envolvidos no pedido para que seja providenciado dentro do tempo planejado. Já o MRP II permite que a empresa avalie os impactos e implicações da futura demanda das áreas de finanças e engenharia, e também analisem as implicações quanto à necessidade de materiais. Ambos têm, portanto, por objetivo o cumprimento de prazos, visando estoques mais enxutos e previsíveis.

Em outras palavras: o MRP I é, em linhas gerais, um sistema de planejamento de produção e controle de estoque. Ele integra dados de cronogramas de produção a partir de inventário e a lista de materiais para calcular os horários de compra e transporte das partes ou componentes necessários para fabricar um produto.

Já MRP II inclui a integração de dados adicionais, como gestão de equipe e necessidades financeiras. É um módulo projetado para centralizar, integrar e processar informações para a tomada de decisão eficaz na programação, engenharia de projetos, gerenciamento de inventário e controle de custos na fabricação.

Benefícios dos módulos MRP I e II num ERP

A seguir, veja 6 benefícios que um ERP com módulo de MRP I e II oferece para a área de produção da sua empresa:

1 – Automatização da produção

O módulo ajuda a criar cronogramas detalhados de produção utilizando dados em tempo real para coordenar a chegada de materiais componentes.

2 – Apoio aos processos

O MRP apoia a área de engenharia de processos com a possibilidade de criação de cadastros de novos produtos, arquivamento de imagens e definição de suas características.

Além disso, é possível controlar os estoques e fazer o acompanhamento detalhado do processo produtivo.

3 – Melhoria na estrutura dos produtos

Com este módulo também a criação de estruturas de produtos vinculadas aos roteiros e ordens de produção se torna mais flexível e assertiva.

4 – Torna a produção mais estratégica

Com o módulo MRP I e II fica mais fácil definir as políticas estratégicas de longo prazo da empresa, inclusive desenhar o planejamento estratégico de produção, o que torna o chão de fábrica mais estratégico.

5 – Redução de custos

A ferramenta melhora a eficiência da programação, uma vez que, no processo de planejamento de produção, todos os dados da manufatura estarão completos, e também reduz os desperdícios de tempo e materiais.

Há também redução de custos do estoque e da gestão de custo dos recursos investidos, além de oferecer aos gestores de produção a reação rápida às mudanças do mercado, segundo os novos requerimentos de clientes e fornecedores.

6 – Melhorias na gestão de equipe

Com o MRP, os gestores conseguem priorizar a disciplina e prioridade à produção de uma rotina no chão de fábrica, dispensando os custos da administração tradicional, que envolvem controles manuais dos processos e ordens de produção e ordens de serviços.

Como tudo se torna mais automatizado, as pessoas começam a visualizar os benefícios do processo e passam a trabalhar mais engajadas.

Seu ERP possui o módulo de MRP I e II? Conte-nos os benefícios que você percebe, deixe seu comentário!

Por: Equipe Sispro Software Empresarial

Blog SISPRO Assine ERP