Como a tecnologia modernizou o setor do varejo | SISPRO
7964
post-template-default,single,single-post,postid-7964,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Como a tecnologia modernizou o setor do varejo

A tecnologia da informação (TI) chegou ao mercado corporativo para facilitar e agilizar diversas tarefas. À medida que as empresas percebiam os seus benefícios, a área de TI foi ganhando espaço e confiança dos usuários, gerando uma necessidade cada vez maior. Assim, foram criados diversos polos de desenvolvimento de softwares pelo Brasil e pelo mundo, a fim de atender a demanda por soluções inovadoras.

Com o crescimento da utilização de sistemas para fazer a gestão de tarefas, todos os segmentos da indústria passaram a aplicar algum tipo de ferramenta. Seja para auxiliar tarefas cotidianas, para integrar e compartilhar informações ou para proporcionar análise de resultados, o uso de tecnologia modernizou todos os setores, assim como aconteceu com o varejo.

A tecnologia no setor do varejo

Na última década, enquanto outras áreas estavam avançando continuamente no uso de tecnologias, o setor do varejo parecia estabilizado. Mas o novo cenário exigiu mudanças. Com inovações no mercado, como a chegada de lojas virtuais, o varejo precisou se reestruturar para se modernizar e organizar a gestão dos processos. Para isso iniciou a implementação de tecnologias e sistemas que contribuem para diversas tarefas.

O começo dos investimentos em TI no setor do varejo foi destinado às atividades operacionais que exigiam tempo e possuíam uma taxa alta de erros. Todos esses problemas foram rapidamente resolvidos com sistemas de gestão integrados aos sistemas que já eram utilizados pelas empresas. Mas aos poucos a tecnologia foi ganhando espaço na área estratégica, que fornece informações relevantes para o crescimento do negócio.

Um dos casos em que essas soluções se mostram eficientes é na personalização de ofertas no cenário online. Com isso, o varejo consegue se destacar entre outras lojas e deixar de parecer um local apenas para grandes compras, ganhando espaço na prateleira de grandes marcas.

Além disso, para fazer a gestão da loja, o software deve integrar-se aos outros sistemas já implantados, como a tecnologia utilizada pelo estoque. Dessa forma, as informações são compartilhadas e nenhum dado é perdido, fazendo com que o estoque e as prateleiras da loja estejam sempre em dia.

Independente do grau que é aplicada, a tecnologia modernizou o varejo e deve conquistar cada vez mais espaço nos próximos anos. Todo esse crescimento gera benefícios para a loja e também para o consumidor, que passa a ter atendimento qualificado e de última geração.

Se você se interessou pelo assunto, também indicamos outro post nosso que fala sobre as tendências para o varejo online. Acesse neste link e veja mais.

Você conhece alguma tecnologia que modernizou o varejo? Utiliza algum sistema de gestão na sua loja? Compartilhe sua experiência conosco através dos comentários do blog.

Fonte: Equipe Sispro Software EmpresarialBlog SISPRO Assine ERP