A tomada de decisão estratégica | SISPRO
7958
post-template-default,single,single-post,postid-7958,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

A tomada de decisão estratégica

Para uma organização funcionar sem problemas as decisões devem ser feitas constantemente. Como essas decisões são feitas é um fator importante para o sucesso de uma decisão. O líder de uma organização deve decidir se vai assumir o controle total do processo de tomada de decisão ou se vai permitir a entrada de outros funcionários nesse processo.

Em um negócio, o conselho de administração ou o presidente geralmente tomam decisões estratégicas em relação ao futuro da empresa, mas a tomada de decisão ocorre em todos os níveis. As decisões envolvem um alto grau de incerteza e risco, mas uma boa estratégia pode ajudar a reduzir esse risco. A tomada de decisão pode ser afetada não só pelo julgamento racional, mas também por fatores não-racionais, tais como a personalidade do tomador de decisão, pressão dos pares, a situação organizacional e outros.

Tipos

Os principais tipos de decisões de negócios são: programadas,  não-programadas, estratégica, tática e operacional.

Decisões de rotina, chamados de decisões programadas, tem um método específico que qualquer um pode seguir.

Decisões não programadas são aqueles que são diferentes de qualquer decisão anterior ou padrão.

As decisões que afetam a estratégia e os objetivos do negócio a longo prazo são chamados de decisões estratégicas.

Decisões táticas concentram em objetivos de médio prazo que empurram para os objetivos estratégicos de longo prazo.

As decisões operacionais ou administrativas, são decisões de curto prazo que se acumulam em direção às metas de longo prazo.

Análise Intuitiva

Tomar decisões rápidas com base em um pressentimento ou intuição sem todos os dados necessários. A tomada de decisão intuitiva pode ser perigosa, por isso é recomendado tomar cuidado ao utilizar essa análise e tentar obter o máximo de informação possível.

Análise Sistemática

A análise sistemática envolve coletar o máximo de informações possível e analisá-la de uma maneira ordenada e lógica para encontrar a melhor opção. Se a análise parece euivocada, continue procurando até que todos os resultados façam sentido.

Fazer a decisão baseada em princípio 

A tomada de decisão baseada em princípios não é amplamente utilizado, baseia-se em crenças pessoais e princípios como a ética. Ao contrário de tomada de decisão ética ou moral, os princípios utilizados podem ser antiéticos ou podem levar a resultados antiéticos. O processo tem duas etapas e começa com a seleção e comunicação dos princípios utilizados e termina com a aplicação desses princípios para a situação atual. Pode haver variações de acordo com os estilos de liderança e mudanças nas condições de mercado.

Tomada de Decisão Estratégica

As decisões estratégicas são as principais decisões que dizem respeito à direção da empresa como um todo. Estes incluem novos produtos, fusões e alianças estratégicas. Geralmente são tratadas pelo CEO, presidente ou conselho de administração para a empresa, envolvidos na criação de um fluxo contínuo de mudanças e vantagens competitivas em relação a outros concorrentes e os mercados atendidos.

Investigando o Processo de tomada de Decisão

É indispensável em inúmeras situações de tomada de decisões estratégicas: definir atuais desafios competitivos, melhorar as práticas empresariais e buscar oportunidades de negócios. Essa investigação reduz a incerteza e melhora os resultados de tomada de decisão.

Por Debora Santille

Fonte: Administradores.com.br

Blog SISPRO Assine ERP