7 maneiras práticas de reduzir custos na sua empresa | SISPRO
1623
post-template-default,single,single-post,postid-1623,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

7 maneiras práticas de reduzir custos na sua empresa

Reduzir Custos da Empresa SISPRO Blog ERP

Em tempos de crise econômica, os gestores precisam encontrar alternativas que mantenham a empresa competitiva no mercado e, ao mesmo tempo, possibilitem o alcance dos resultados esperados.

A seguir listamos algumas maneiras de reduzir custos na empresa que podem ser colocadas em prática agora mesmo. Continue com a leitura e saiba mais!

1. Revise o orçamento

Um dos primeiros passos para reduzir custos em uma empresa é a revisão de orçamento. Com isso, avalia-se cada gasto e investimento, buscando alguns pontos que podem sofrer cortes e reduções. Uma excelente alternativa, que pode ser colocada em prática em curto prazo, é aumentar o controle sobre o processo de aprovação das compras.

2. Negocie com fornecedores

Outra forma de reduzir custos, é buscar renegociar preços com os fornecedores. Caso isso não seja possível, o ideal é realizar cotações com uma quantidade maior de empresas (cerca de 3). Isso oferece um maior poder de barganha e a possibilidade de conseguir bons descontos.

Só é preciso tomar o cuidado de não comprometer a qualidade dos produtos e serviços caso determinado fornecedor seja trocado.

3. Faça um planejamento financeiro estratégico

O planejamento financeiro estratégico é essencial para qualquer empresa que se preocupa com a saúde financeira e o futuro do negócio. Normalmente, ele é realizado para médio e longo prazo. Entretanto, nos períodos em que reduzir custos na empresa é prioridade, talvez seja necessário realizar uma revisão.

Nesse caso, pode ser que seja necessário adiar novos investimentos, alterar estratégias de compras, entre outras coisas.

4. Avalie a redução de custos

Ao reduzir custos na empresa, é preciso ter muito cuidado. Não basta cortar custos de forma indiscriminada e esperar por bons resultados. É necessário criar um planejamento e avaliar quais são as consequências que cada redução pode trazer para os processos e a qualidade dos produtos e serviços.

Essa avaliação é importante pois é bem comum empresas adotarem medidas de redução, mas sofrerem impactos negativos, principalmente no que diz respeito à satisfação dos clientes.

5. Revise os processos

Muitas vezes, os processos são criados e estabelecidos de forma que sua execução permanece inalterada. Porém, quando é necessário reduzir custos na empresa, a revisão de processos se faz indispensável.

Durante o mapeamento das atividades, é possível encontrar oportunidades de melhorias que podem contribuir com aumento da produtividade e com a redução de desperdícios e de custos.

6. Faça um planejamento de estoques

Os estoques compreendem uma parte do capital empresarial que foi empregado com o objetivo de atender demandas de vendas. Contudo, sem uma boa gestão, é possível que existam falhas que levem a excessos, extravios e desperdícios ― que acabam caracterizando um aumento dos custos.

Portanto, além de planejar cuidadosamente o processo de compras, é preciso realizar o acompanhamento das operações, de forma a evitar esses erros e promover a redução de custos através de uma gestão eficiente.

7. Implemente um software de gestão

Quando se fala em reduzir custos na empresa, a ideia de realizar algum investimento soa contraditória. Contudo, a implementação de um software de gestão ajuda a contribuir ainda mais com a redução de custos.

Esses sistemas automatizam processos, garantem maior agilidade, permitem uma troca de informações mais assertiva e em menor tempo, ajudam a aumentar a produtividade, permitem maior controle sobre os processos e ainda auxiliam no processo de tomada de decisão. Além dessas vantagens, uma das consequências é a redução de custos operacionais.

O processo de reduzir custos na empresa requer sempre muito cuidado, análises e planejamentos por parte do gestor. Entretanto, é possível tomar ações práticas que trazem benefícios em curto prazo

Nossas dicas foram úteis? Aproveite os comentários, compartilhe suas opiniões, dúvidas e conte conosco para mais esclarecimentos!

Sua empresa possui estratégias para reduzir custos? Deixe seu comentário!

Fonte: Sispro

eBook: O que é e o que esperar de um ERP

Prêmio Top Blog 2015

 

 Blog SISPRO Assine ERP