5 erros na implantação de ERP que você deve evitar! | SISPRO
1558
post-template-default,single,single-post,postid-1558,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

5 erros na implantação de ERP que você deve evitar!

5 erros na implantação de ERP que você deve evitar!

Investir na adoção de um sistema de gestão empresarial como o ERP é passo essencial para profissionalizar a operação de uma empresa, independentemente do segmento de atuação.

Para a ferramenta realmente cumprir seu papel e tornar os processos do negócio mais ágeis e simples, é importante tomar certos cuidados na implantação do sistema, evitando erros que podem comprometer o sucesso de todo o projeto. Veja cinco erros na implantação de ERP que você deve evitar a todo custo:

1. Não fazer planejamento prévio

Um erro comum na implantação de ERP é não fazer um planejamento adequado para a execução do projeto nem analisar a situação da empresa para entender por que o negócio realmente precisa de um sistema de gestão e como ele está alinhado com suas estratégias de negócio.

Não cometa esse erro investindo em um planejamento detalhado e especificando os motivos pelos quais a empresa precisa adotar o sistema. Analise quais são os processos que não funcionam adequadamente e que precisam ser aprimorados com a ajuda do software. Só comece o processo de implantação do ERP quando tiver objetivo definido e metas e planos de ação devidamente listados.

2. Não envolver os funcionários no processo

É comum que a decisão de implantar um ERP seja tomada pelos donos do negócio ou, então, pelos principais gestores da empresa. O erro acontece quando essa decisão não envolve também funcionários-chave para a operação.

Para que a implantação do ERP seja um sucesso, é essencial contar com o envolvimento da equipe. Convoque os colaboradores estratégicos e compartilhe com eles a ideia de adotar a ferramenta, permitindo que levantem, analisem e discutam as necessidades que têm e as funcionalidades que precisam que a solução ofereça.

3. Escolher o fornecedor errado

Depois de decidir que a empresa realmente precisa de um sistema de gestão, chega a hora de partir para a escolha do fornecedor. Muitas empresas, querendo economizar, acabam optando pelo que oferece o melhor preço, sem analisar se a ferramenta daquela empresa é realmente a mais adequada para suas necessidades e, ainda, se o fornecedor é realmente bom e prestará toda a assistência necessária para o sucesso do projeto.

Para não cometer esse erro é importante não analisar apenas o fator preço na hora de escolher o fornecedor. Procure pelo menos três opções e compare pontos como cases de sucesso, experiência técnica, assistência prestada após a implantação etc.

4. Falta de treinamento

Não basta comunicar aos funcionários que um sistema de gestão será implantado. É importante treinar os colaboradores e mostrar para eles como funciona a nova ferramenta.

A falta de treinamento pode prejudicar todo o projeto e comprometer até mesmo amotivação dos funcionários. Evite esse erro estipulando um tempo de preparo para um treinamento qualificado para os colaboradores. Só dê o start no novo sistema quando todos souberem mexer nele.

5. Não dar importância para o suporte e manutenção

É essencial ter em mente que o projeto de ERP vai além da implantação. É importante considerar, também, fatores como suporte e manutenção. Ao adquirir o produto, verifique com o fornecedor como funcionarão esses dois pontos para não ter dor de cabeça no futuro.

Ainda tem alguma dúvida sobre os erros que você deve evitar na implantação de ERP? Deixe nos comentários!Blog SISPRO Assine ERP