10 previsões para o ERP em 2015 | SISPRO
7936
post-template-default,single,single-post,postid-7936,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

10 previsões para o ERP em 2015

Já estamos em 2015 e os sistemas ERP continuam indispensáveis na gestão de negócios empresariais. Muitas empresas têm o adotado para alcançar excelência operacional, na qual gestores podem tomar decisões mais rápidas.

O futuro do ERP é suscetível, sendo afetado por tecnologias e tendências e promovendo benefícios a usuários e desenvolvedores. Por isso listamos as 10 principais tendências do ERP para esse ano. 

Confira.

Era da mobilidade

Com o crescimento contínuo da mobilidade, principalmente na Europa, as soluções ERP passarão a rodar também em aplicativos para smartphones e tablets. Os fornecedores adaptarão o software à concepção de aplicações móveis, permitindo a entrada para o ERP através dessas plataformas.

Análise mais profunda de relatórios

Para tomar decisões em uma organização empresarial, o gestor baseia-se principalmente em dados provenientes de relatórios de resultados. Em 2015, poderemos encontrar um software de gerenciamento com alta capacidade de realizar análises e gerar relatórios diários, semanais, mensais e anuais, a partir de dados coletados nos diversos departamentos da empresa.

Nuvem versus instalação local

Empresas fornecedoras de soluções ERP ainda oferecem produtos distintos na nuvem ou instalação local. Porém, poderemos encontrar nesse ano um novo modelo híbrido, que irá combinar os dois produtos, ou seja, em ERP que poderá ser acessado tanto na nuvem quanto nos servidores da empresa.

Web Scale-IT

Tempos atrás, a companhia Gartner Tecnológica adotou o conceito Scale-IT Web para identificar os processos usados por grandes empresas, como Google e Amazon, para otimizarem a prestação de seus serviços. Esses processos incluem dados de arquitetura baseada em Web Centros ágeis de gestão industrial programável, organizações colaborativas e culturas de aprendizagem.

Business Intelligence (BI)

Os fornecedores de ERP adotaram a tecnologia Business Intelligence em seus softwares, que vem triunfando até hoje. Porém, novas tendências preveem um aumento da demanda desse serviço, que também será mais “visual” e fornecerá apenas dados em forma de gráficos para facilitar a tomada de decisão dos gestores.

Novo modelo de subscrição

As empresas de software adotarão um novo modelo de preços mais previsível e escalável. O modo de subscrição dependerá de cada tipo de usuário ou da duração dos serviços incluídos.

CRM e ERP

Assim como a nuvem e os servidores locais, que se fundirão em um modelo híbrido, os CRM e o ERP também terminarão sua trajetória em apenas um produto, o que otimizará o processo de vendas e a aquisição de clientes, sem negligenciar outros departamentos da empresa, como setores financeiro e de recursos humanos.

In-memory e open source

A computação in-memory faz toda a diferença em um ERP, pois fornece rapidamente um software de gerenciamento de resposta. Hoje, a empresa que não oferece esse serviço acaba ficando atrás da concorrência. Já o código aberto continuará ganhando visibilidade graças aos benefícios práticos do acesso ao código-fonte de um software de busca.

Flexibilidade sem custos adicionais

Algo que caracteriza a sociedade moderna é o avanço contínuo das novas tecnologias. Por isso, clientes ERP exigem programas mais flexíveis e que lhes permitam adaptar-se a mudanças, como internacionalizações, abertura de novas empresas e implementação de estratégias. Essas mudanças provavelmente não terão custos adicionais, fazendo com que haja o corte de preços em setores da tecnologia.

Internet das Coisas

A próxima revolução tecnológica está nas mãos da Internet das Coisas. Algumas empresas de tecnologia já oferecem integração, como esse processo de negócios focado em serviços de tecnologia. Por isso, estuda-se a possibilidade da Internet das Coisas ser capaz de gerir uma empresa inteira, embora esse processo precise ultrapassar barreiras e mover-se de acordo com a evolução da sociedade.

Por Equipe Sispro – 09/02/2015

Blog SISPRO Assine ERP