Mitos sobre manter seus dados e ERP na nuvem | SISPRO
7997
post-template-default,single,single-post,postid-7997,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Mitos sobre manter seus dados e ERP na nuvem

No mundo moderno a internet se faz mais presente a cada dia. Se falarmos em ambientes corporativos esta dependência se torna ainda mais evidente. No entanto, à medida que cresce a dependência pelo uso da internet e a demanda por sistemas e aplicativos utilizando cloud computing, aumentam as dúvidas sobre as vantagens em manter a operação das empresas na nuvem. Estas dúvidas geram mitos sobre o assunto, e envolvem basicamente três tópicos: custo, segurança e disponibilidade.

1º Mito – Alto custo

No passado o custo dos dados hospedados em datacenter era de fato muito alto, no entanto hoje em dia é um mito. O uso compartilhado permite que as empresas de datacenter atuem com tecnologia de ponta, diluindo seu custo entre os seus clientes e barateando o serviço. Uma empresa pode ter seu ERP inteiro hospedado em datacenter. A Sispro Software Empresarial, por exemplo, também vende seu ERP com hospedagem em datacenter próprio, oferecendo um preço mais acessível aos seus clientes.

2ª Mito – Falta de segurança e alta vulnerabilidade

Se uma empresa possui suas informações em servidores próprios, cabe a ela a responsabilidade de administrar a segurança física e lógica do ambiente de TI. No entanto, se as informações estiverem hospedadas fora da empresa, a responsabilidade passa a ser da empresa contratada, que por sua vez, garante a segurança dos dados utilizando sistemas de segurança, rotinas de backup, planos de contingencia e implementação de políticas, metodologias e rotinas certificadas pelo mercado.

Outro mito é julgar que as informações internas são invioláveis e que na nuvem pode haver mais vulnerabilidade. O que ocorre é que uma empresa especializada em armazenagem de dados usa as mais modernas ferramentas de segurança com tecnologia de ponta, o que nem sempre é acessível às empresas que mantém suas informações em área local.

3º Mito – Indisponibilidade de acesso às informações

Muitos imaginam que o acesso às informações pela Internet é mais lento do que as informações da rede local. Isso nos dias de hoje já é um mito, uma vez que as facilidades de acesso e rapidez da internet estão em constante evolução. Não há diferença no desempenho e velocidade do sistema hospedado na nuvem ou local, desde que haja uma banda de internet compatível com a demanda.

Muitas empresas já utilizam seu ERP 100% via WEB. A Sispro, por exemplo, não só disponibiliza seu software em cloud, como oferece a solução como um serviço, cobrando somente pelo uso. Essa modalidade é conhecida como SaaS – Software as a Service.

Com isso, podemos dizer que hoje existem mais vantagens do que desvantagens em relação a hospedar aplicações e dados corporativos na nuvem. Qualquer empresa, de qualquer porte, pode tranquilamente utilizar sistemas utilizando cloud computing, inclusive sistemas ERP completos, com total mobilidade, segurança, praticidade,  e ainda, com preços mais acessíveis.

Blog SISPRO Assine Cloud Computing