Cloud computing: entenda sua atuação na transformação digital!
16543
post-template-default,single,single-post,postid-16543,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Entenda a atuação da cloud computing na transformação digital

A transformação digital se projeta a cada dia mais para fora do escopo de conceito e se torna uma ferramenta prática e atuante nas empresas. É fundamental entender que existem alguns termos que facilitam e se tornam imprescindíveis para acomodar e receber a revolução industrial, como é o caso da Cloud Computing.

Diariamente esse termo ganha espaço e destaque entre as tecnologias mais implementadas nas empresas. Além disso, saiba que a computação na nuvem será um fator chave para oficializar e promover a tão urgente transformação digital.

Entretanto, se você ainda não consegue associar de forma direta a relação desses dois termos, não se preocupe. Pensando na necessidade de compreender essa ligação é que baseamos esse conteúdo.

Saiba definir qual é a atuação e importância da Cloud Computing no processo de adaptação e aceitação da transformação digital. Acompanhe!

Adversidades apresentadas pela transformação digital

É fato que para trazer os conceitos da transformação digital para dentro das empresas pode ser algo futurístico, e por vezes denominado como um disparate. Esse cenário é ainda agravado pela atual posição do Brasil quanto à tecnologia.

Já abordamos em um outro conteúdo as representações sobre a indústria 4.0, e determinamos que o Brasil ainda engatinha nesse sentido. Há pouco conseguimos trazer a tecnologia para o chão de fábrica e o armazenamento de dados na nuvem, começa a ser difundido com mais afinco.

Nesse sentido, é importante entender algumas das dificuldades que a transformação digital oferece aos candidatos à mudança. Um dos pontos fundamentais para que haja a possibilidade de implementação dos conceitos da transformação revolucionária, é justamente o aprimoramento da comunicação.

Comunicação e conexão entre os principais pontos presentes na cadeia de valor das empresas, que vão desde os clientes, passando pelos parceiros, colaboradores e encontrando os fornecedores.

Sem conexão e entendimento do fluxo de processos adequado, não existe a possibilidade de tornar a digitalização uma realidade.

Conheça um pouco mais de armazenamento em nuvem

Podemos compreender o serviço da cloud computing como sendo um serviço de entrega sob demanda de poderio computacional. Ainda temos o armazenamento de banco de dados, recursos de TI e aplicações, tudo realizado através de uma plataforma de serviços e armazenamento na nuvem via conexão com a internet.

Certamente você faz uso diário da computação na nuvem, seja com seu smartphone ou tablet. O simples fato de armazenar suas fotos em diretórios “suspensos” não visualizados, já caracteriza o armazenamento em nuvem.

Agora imagina essa facilidade para as empresas! Ser capaz de gerir processos, armazenar dados importantes, realizar a gestão fiscal, gestão de RH, dentre tantas outras operações relevantes, é o futuro das empresas.

Veja 7 benefícios da cloud computing de modo geral para seus usuários:

  • Efetue o pagamento apenas dos dados utilizados;
  • Serviço de ponta com redução considerada de investimento;
  • Customize os pacotes de dados de acordo com a necessidade da empresa;
  • Tenha acesso ilimitado e de onde estiver; incrementa a tomada de decisão da gestão da empresa;
  • Empresa centralizada é uma empresa pronta para crescer;
  • Tenha conhecimento em tempo real dos processos, operações e seus resultados;
  • Otimize a recuperação de dados em caso de necessidade.

Vale ressaltar a urgência na modelagem da cultura organizacional das empresas. Implementar um pensamento digital é válido e muito benéfico para aumentar as chances de sucesso na implementação das tecnologias.

Como a cloud computing é incisiva para a transformação digital?

cloud computing e transformação digital

Assim como abreviamos acima, a computação na nuvem incide de forma contundente na transformação digital. Por meio de recursos de infraestrutura e na aquisição de softwares como serviços, os famosos SaaS e IaaS, a digitalização dos processos ganha novo fôlego e espaço de atuação.

As empresas atuantes no modelo de cloud computing ganham em agilidade na solução e entrega de serviços, por exemplo. É oferecido aos clientes, um atendimento personalizado e que traz maiores benefícios para efetivar a fidelização.

Maior do que os ganhos com a computação inovadora, é a exigência que a transformação digital demanda na aquisição de tecnologias pesadas e robustas, como é o caso da cloud computing.

Podemos concluir de forma sucinta, que esse termo cada vez mais utilizado, é a base para a transformação digital. Permite que as empresas sejam mais ágeis, otimizem suas performances, tenham maior segurança dos dados/processos e a efetiva redução financeira

Pensar e agir digitalmente é a melhor forma de encarar um futuro de possibilidades, para atender de modo customizado os diferentes perfis de clientes, escalar a flexibilidade e acima de tudo, reduzir consideravelmente os gastos.

Comece por um sistema de gestão integrado

Uma das ferramentas mais adequada e que atende às especificações da transformação digital e a digitalização, é o ERP. Essa moderna ferramenta de gestão permite colocar todos os conceitos citados aqui, em prática.

Como uma última dica, indicamos a aquisição de um ERP completo. Um sistema que permita promover a transformação digital e todos os seus benefícios para o negócio.

Mas saiba que um sistema desse você só encontra com uma empresa que visa à modernização e implementação das práticas mais tecnológicas para os negócios otimizarem seus processos.

No momento em que entender a importância de focar em ações modernas voltadas à tecnologia, é o momento em que sua empresa progride em direção ao futuro empresarial!