SPED completa 5 anos em 2012 | SISPRO
924
post-template-default,single,single-post,postid-924,single-format-audio,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

SPED completa 5 anos em 2012

Áudio transmitido no programa Rede USP Rádio.

 

Texto na Íntegra: 

Consolidação da escrituração digital avança, mas somente as empresas de Software tecnologicamente evoluídas sobreviverão às exigências das demandas da escrituração fiscal, estima a SISPRO.

Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) vem se consolidando como um dos mais avançados programas de informatização da relação entre o fisco e os contribuintes. Antes do SPED, a documentação era baseada em papel e não havia absoluto controle sobre o que era declarado pelos contribuintes, o que gerava grande número de visitas da fiscalização, multas e, certamente, sonegação de impostos.

O SPED vem se aperfeiçoando e uma parte de sua estrutura, o modelo brasileiro de nota fiscal eletrônica, vem sendo estudado por vários governos para ser adotado em seus países. Respeitadas as suas especificidades, a nota eletrônica já é adotada pela Argentina, Colômbia e México.