Os Desafios da Área Fiscal: sua empresa está preparada? | SISPRO
20657
post-template-default,single,single-post,postid-20657,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Os Desafios da Área Fiscal: sua empresa está preparada?

A questão fiscal ainda é um peso para a maioria das empresas. Além da necessidade de pagar diferentes impostos sob pena de incorrer em crimes ou multas, os gestores precisam estar atentos a todos os aspectos da legislação.

Existem desafios relacionados à legislação tributária que precisam ser enfrentados e superados pelas empresas.

Talvez o principal desafio seja a própria legislação tributária. Ler e interpretar as leis nem sempre é algo fácil de fazer. Essa dificuldade se torna mais evidente à medida que observamos que os próprios advogados acabam propondo interpretações diferentes em determinados casos.

Além de entender o básico de um texto abrangente, o gestor precisa conhecer conceitos para desenvolver uma gestão tributária eficiente, como: Obrigações acessórias, Tributos, Impostos, Taxas, Alíquotas, Regime tributário, Encargos sociais, entre outros.

É preciso saber quais são os tributos que uma empresa deve pagar e o que significam. É importante entender que taxa é diferente de imposto.

Como se não bastasse a complexidade do texto da legislação tributária, as normas sofrem constantes alterações. O gestor deve, portanto, estar sempre atualizado, acompanhando as publicações diárias sobre o assunto. Uma pequena modificação pode trazer grandes consequências para a empresa.

Outro desafio que merece ser ressaltado é que há diferenças entre as legislações estaduais, afetando tributos como ICMS que pertence ao estado. Os valores cobrados variam conforme o estado e é preciso estar ciente disso, principalmente quando se trata de substituição tributária. As normas variam também de acordo com a atividade exercida. O ISS varia conforme o município.

Nem sempre é fácil conseguir consultoria na área tributária. As informações são esparsas, tornando-se necessária a contratação de serviços especializados que podem ou não compensar, dependendo da situação econômica e jurídica da empresa. Um bom planejamento tributário é um desafio para as empresas atuais e tem como principal objetivo reduzir a carga tributária legalmente.

Finalmente, não podemos esquecer que para enfrentar os desafios da legislação tributária é imprescindível contar com um sistema de gestão eficiente, em que contadores usem softwares avançados. Os softwares facilitam o controle tributário ao reduzir as possibilidades de informações e cálculos errados e oferecer mais garantias de cumprimento das obrigações acessórias, inclusive do pagamento pontual dos tributos. Soluções tecnológicas se consagram como grandes facilitadoras. Já é possível fazer muito mais em menos tempo, otimizando os recursos e aumentando os resultados. Assim como em outras áreas, o uso da tecnologia na área fiscal pode garantir uma série de benefícios. Sem dúvida o uso de uma solução moderna e adequada simplifica e facilita os processos, aumentando a produtividade e a eficiência das organizações.