Módulo Web do eSocial entra em produção | SISPRO
15365
post-template-default,single,single-post,postid-15365,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Módulo Web do eSocial entra em produção

O eSocial Web está disponível no portal do eSocial desde o dia 9 de abril, conforme notícia publicada no portal do eSocial.

A primeira versão desta ferramenta permitirá apenas a consulta dos eventos enviados por webservice diretamente pelos sistemas das empresas. O usuário terá acesso aos eventos iniciais e de tabelas, enviados na fase 1, bem como os eventos não periódicos transmitidos na fase 2.

Serão exibidos o número de recibo e dados do evento, permitindo assim que eventual alteração seja realizada através do processo usual de comunicação: direto do sistema da empresa com o eSocial através de webservice.

As próximas versões do eSocial Web disponibilizaram a manutenção direta das informações na base do eSocial permitindo inclusão, alteração, exclusão e retificação das informações.

Para acessar esta ferramenta é necessário o certificado digital da matriz da empresa. Nas versões futuras será disponibilizado o acesso por procuração digital.

O acesso ao eSocial Web está disponível no portal do eSocial, na opção , ou direto no link https://login.esocial.gov.br/login.aspx.

Este módulo do eSocial foi concebido para possibilitar o cumprimento das obrigações legais em circunstancias imprevistas onde a comunicação por webservice não seja possível, como situações de contingência do eSocial ou indisponibilidade do sistema da própria empresa.

 

Eventos extemporâneos no ambiente de produção

Também no dia 9 de abril entraram em produção as regras para eventos extemporâneos.

Evento extemporâneo é aquele acontecimento que foi enviado ao eSocial fora de seu tempo.

As regras determinam tratamentos específicos para eventos cuja transmissão ocorreu fora da ordem cronológica. Estas regras permitem a inclusão de informações mantendo a integridade da base do eSocial. Desta forma, não é necessário excluir eventos posteriores para envio de evento extemporâneo.

As regras para eventos extemporâneos já estão publicadas desde a versão 2.4.01 do leiaute do eSocial, mas só entraram em vigor em abril.

Para ter mais detalhes dos eventos e das regras de extemporaneidade, leia o artigo eSocial Manutenção do ambiente de teste – Evento extemporâneo  que preparamos sobre este assunto.

 

Ambiente de teste do eSocial atualizado com versão 2.4.02 do leiaute

O ambiente de teste do eSocial ou Ambiente de Produção Restrita do eSocial foi atualizado dia 9 de abril para recepcionar os eventos formatados na versão 2.4.02 do leiaute. Também estão contemplados os ajustes promovidos pela Nota Técnica nº 1/2018.

O ambiente, que é utilizado pelas empresas para testes de suas soluções, já pode ser utilizado para validar as modificações da nova versão do leiaute, antes da entrada em produção.

A versão 2.4.02 do leiaute do eSocial foi publicada em 7 de março de 2018 e a Nota Técnica nº 1/2018 foi divulgada em 20 de março. Você pode acessar o leiaute e a Nota Técnica no portal do eSocial na página documentação técnica.