Blog

Inovação aberta: colaboração

Nos últimos anos, o mundo vem mudando com velocidade cada vez maior, e com isso, diversos paradigmas estão sendo quebrados por meio de tecnologias e modelos de negócios disruptivos.

A quarta revolução industrial já é mais do que uma realidade e está afetando todos os setores do mercado. Mas o que está no centro de todas essas transformações? A maneira das organizações inovarem e se relacionarem está em constante mudança.

Nunca o termo colaboração foi tão usado e fez tanto sentido quanto agora. A inovação passa a ser aberta e não mais fechada.

Por outro lado, muitas organizações ainda estão engatinhando nesse contexto dinâmico e complexo e muitas vezes não sabem por onde começar a inovar. Dessa forma, a inovação aberta é um modelo alternativo a ser considerado, pois acelera o processo de criação de novas ideias e soluções.

O termo Inovação Aberta ou Open Innovation, foi inicialmente explorado por Chesbrough e faz referência ao processo de inovação orientado à geração e desenvolvimento de ideias a partir de redes cooperativas compostas por diferentes atores sociais internos e externos às organizações.

A inovação aberta tem como premissa criar mecanismos de colaboração para que as organizações e indivíduos desenvolvam soluções compartilhadas em termos dos riscos, recursos e resultados.

A SISPRO, especialista no desenvolvimento de sistemas e soluções de TI, buscando conectar-se com o ecossistema de inovação e empreendedorismo, fomentar a cultura da inovação e da colaboração, lançou o SIS.HUB.

inovação-aberta

Se trata de um núcleo de inovação que tem como propósito acelerar e conectar ideias na organização. A área foi projetada para ser um ambiente transformador, onde startups, intraempreendedores, clientes e acadêmicos, através de experiências inovadoras, podem se conectar com a SISPRO para co-criar soluções, a luz das tendências dessa nova era.

O SIS.HUB busca gerar novas ideias e conhecimentos através da interação entre diferentes contextos e instituições.

Fernando Batistella, head de núcleo de inovação da SISPRO



Cadastre-se na Newsletter: