Solução CIAP Digital - ICMS - SPED Fiscal

Para atender a estas novas exigências do Fisco surge a  SOLUÇÃO CIAP DIGITAL.

Em 2011, termina o prazo para sua empresa aproveitar os benefícios dos créditos do ICMS dos últimos  4 anos! 

A partir de Janeiro de 2011 a apresentação do CIAP dentro do Bloco G do SPED Fiscal (EFD) passa a ser condição para que as empresas aproveitem os créditos de ICMS. Aquelas empresas que hoje usufruem os créditos de ICMS sobre o Ativo Imobilizado e que não apresentarem o Bloco G perderão o benefício.

Para escriturar o CIAP eletrônico (e-CIAP) através do Bloco G é necessário um mapeamento funcional detalhado. Os atuais processos e controles mantidos pelas empresas devem ser revistos e uma atenção especial deve ser dispensada à área de suprimentos. Em muitos casos, as mudanças poderão gerar inclusive necessidades de adaptação e reestruturação na forma de gestão da companhia. É preciso identificar oportunidades para melhorar processos, aumentar a produtividade e melhorar a rentabilidade.

Também em 2011 inicia a obrigatoriedade da EFD PIS/Cofins. Instituída pela IN 1052/2010 a EFD PIS/Cofins é complexa e alcançará mais empresas do que a EFD.

Para atender a esta demanda, a SOLUÇÃO CIAP DIGITAL envolve serviços de consultoria e software para a nova etapa do SPED Fiscal, que prevê o envio do Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente (CIAP) através do Bloco G, cuja entrega é obrigatória para os contribuintes do regime não cumulativo que possuem créditos de ICMS em andamento.

SOLUÇAO CIAP DIGITAL:

Geração dos CIAPs retroativos 

  • Ter os livros CIAPs dos períodos anteriores ao SPED CIAP (Jan/2011).

  • Ter correto os cálculos de apropriações de créditos dos períodos ainda não apropriados.

  • Gerar corretamente os Livros CIAPs em conformidade com as demais obrigações digitais dos períodos referentes.

Homologação do Histórico e mapeamento de origens 

  • Ter o saldo inicial do crédito de ICMS (CIAP) Homologado, para utilizar nas informações iniciais do processo digital.

  • Mapear a aplicabilidade dos ativos da empresa no CIAP, contexto SPED.

  • Mapeamento das origens de dados necessárias para as cargas mensais da Fase 3: Sistema CIAP Digital – Bloco G.

Sistema CIAP DIGITAL – Bloco G

Operação e controle dos créditos de Ativo Imobilizado, mensalmente, conforme as requisições do SPED e legislação vigente, gerando os arquivos e informações no layout exigido para entrega ao Fisco.

Sistema Self-AUDISAP (Auditoria Digital)

Análise das informações declaradas nas diversas obrigações digitais periódicas, confrontando dados e valores análogos (que representam os mesmos documentos) nos arquivos digitais entregues, como: NF-e, CT-e, EFD, SINTEGRA, GIAS, DIPJ, DCTF, DACON, etc.

Além do software, que implementa o controle informatizado do Crédito de ICMS sobre o Ativo Imobilizado, oferecemos consultoria especializada para apoiar a sua empresa no mapeamento funcional e saneamento dos dados para que todas as exigências da legislação sejam plenamente atendidas.

Vantagens da solução 

  • Confiança nos dados.
  • Segurança na utilização das informações, dentro e fora da empresa.
  • Melhoria constante dos processos.
  • Organização de arquivos e dados.
  • Praticidade para obter informações.
  • Equipe altamente qualificada, e parceiros de negócios complementam suas soluções e atendem plenamente todas as necessidades do mercado.
  • Solidez através de estrutura empresarial comprometida com os seus Clientes.

Sistema de Gestão Patrimonial - Sispro Patrimônio