Inovação

Volto ao tema da inovação desejoso em explorá-lo mais intensamente, esclarecendo pontos nem sempre claros a sua aplicação nas organizações. Inovar não deve ser entendido simplesmente como desenvolver um novo produto, podendo se manifestar em novos conceitos de negócios, de mercados e serviços, de plataformas tecnológicas e de comercialização e distribuição.

O "DNA" de cada empresa deve sugerir a inovação a ser perseguida priorizando as alternativas adequadas à sua história, realidade e estratégia. É um processo continuado que não deve se confundir a fato episódico que em si mesmo se encerra. Contar com "espasmo criativo" para que uma nova ideia gere resultados não é o melhor caminho para tratar a inovação.

Assim como a gestão da qualidade total, o planejamento estratégico, a gestão de recursos humanos orientada para resultados e outros modelos gerenciais, a inovação deve ser trabalhada a partir da formulação de projeto que objetive o alinhamento estratégico e os recursos nessa direção. Para tanto as definições a seguir precisam estar comprometidas: O que a alta direção diz e pratica para estimular um ambiente propício a inovação? Como se articulará as iniciativas direcionadas a inovação - quais serão as inovações prioritárias? A direção reconhece a necessidade e relevância em inovar - estará comprometida com o projeto e de que forma apoiará essas as iniciativas?

Onde se situará na escala hierárquica o gerenciamento do projeto - estará adequadamente estruturado? Como se dará o apoia a inovação - as pessoas serão incentivadas a se envolverem no processo? Como as oportunidades de inovação serão geradas, desenvolvidas e avaliadas? A organização buscará nos parceiros, clientes e concorrentes a geração e refinamento das ideias?

Como se dará o financiamento do projeto de inovação? Sem essas questões equacionadas é pouco provável que se alcance o êxito tão almejado na liderança no mercado de forma sustentável e duradoura.

Cláudio Montenegro - Diretor do Instituto Centec


Fonte: Diário do Nordeste

Notícias sobre Gestão de Recursos Humanos

Site de emprego do governo gera polêmica
23/11/2011

O Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego, tem gerado polêmica entre os usuários. O objetivo do site é agilizar requerimento do seguro-desemprego e ajudar o cidadão a ser recoloc [ ... ]


Termaq investe em tecnologia SISPRO para gerenciar Recursos Humanos
04/11/2011

Sistema Sispro RH fará a gestão da folha de pagamento, benefícios e ponto dos mais de 1100 colaboradores e prestadores de serviços autônomos

A Termaq - Terraplanagem, Construção Civil e Esca [ ... ]


Registrador Eletrônico de Ponto
04/11/2011

Almir Pazzianotto Pinto é advogado

Se houvesse competição de disparates do governo, a utilização obrigatória do Registrador Eletrônico de Ponto (REP), objeto da Portaria 1.510/2009, teria lu [ ... ]


Outras Notícias sobre RH - Recursos Humanos
Leia Mais