Grupo Banrisul

Case Grupo Banrisul SISPRO ERP

Grupo Banrisul contrata sistema de SPED da SISPRO

Solução auxiliou na entrega dos arquivos eletrônicos ao Fisco no prazo.

Fundado em 12 de setembro de 1928, o Banrisul é uma instituição financeira de economia mista, constituída sob a forma de sociedade anônima, que tem como seu acionista majoritário o Estado do Rio Grande do Sul, detentor de 57,0% do capital social. Como banco múltiplo, o Banrisul atua nas carteiras Comercial, Crédito, Financiamento e Investimentos, Crédito Imobiliário, Desenvolvimento e Arrendamento Mercantil e de Investimentos. O Banco também opera como instrumento de execução da política econômico-financeira do Estado do Rio Grande do Sul, em conformidade com os planos e programas do Governo Estadual. O grupo BANRISUL é constituído pela BANRISUL SERVIÇOS LTDA, BANRISUL S/A ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIOS, BANRISUL S/A CORRETORA TVM e BANRISUL S/A ARMAZÉNS GERAIS.

Em 2008 duas empresas do grupo (Banrisul e Banrisul Serviços) estavam entre as empresas obrigadas a efetuarem o envio das informações para o SPED-Contábil. Com o objetivo de cumprir as determinações e prazos estabelecidos pelo Fisco foi criado um grupo de trabalho para coordenar as atividades.

Foi contratada consultoria para realizar o diagnóstico da aderência dos sistemas de TI das companhias e também auxiliar o grupo na análise da escolha da melhor ferramenta para suprir tais necessidades.

Segundo Luiz Carlos Morlin, contador do Banrisul, no processo de escolha da solução, um dos fatores considerados foi a existência de um relacionamento comercial no qual três empresas do Grupo (Serviços, Administradora de Consórcio e Armazéns Gerais) já eram usuárias da solução SISPRO Faturamento/Fiscal. “Facilitou, porém foram realizadas análises de aderência da solução as nossas necessidades e às demandas do Fisco. O comprometimento do grupo de trabalho formado por profissionais do Banrisul e SISPRO, aliado à boa performance da solução SISPRO SPED, foram fatores determinantes para o êxito no cumprimento do envio das informações no prazo estabelecido pelo Fisco” ressalta Morlin.