Blog

Entenda o papel do RH na entrevista de emprego

entrevista-de-emprego

As empresas que praticam o modelo de mercado vigente sofreram inúmeras adaptações, principalmente no setor de Recursos Humanos. Há algum tempo os profissionais de RH eram responsáveis apenas pela documentação relacionada a entrevista de emprego.

No entanto, o papel do RH nas entrevistas hoje é muito mais complexo e importante para o empreendimento. É por meio do processo seletivo aprimorado e criterioso que a empresa contrata profissionais e eleva sua taxa de retenção.

Pensando nos gestores que ainda apresentam dúvidas quanto ao papel desse vital departamento, separamos algumas informações valiosas.

Descubra qual deve ser o papel do RH na entrevista de emprego e como é feita a posterior seleção de profissionais adequados. Acompanhe a seguir!

Qual a parcela de responsabilidade do RH na entrevista de emprego

A seleção dos currículos, entrevistas e definição dos candidatos selecionados é uma etapa imprescindível para que a empresa tenha um quadro de profissionais que retrate seus objetivos e metas.

Por meio da avaliação das informações coletadas nos currículos e análise do comportamento e personalidade, é possível determinar o nível de equilíbrio do candidato para com a empresa.

Seguindo o ditado “a primeira impressão é a que fica” é nesse momento que o recrutador deve executar uma breve análise, porém sistemática. Elencamos dois pontos importantes para que os recrutadores percebam a importância dessa etapa.

Gama de informações retidas pelo RH

Com o resumo das informações é hora de buscar uma validação mais assertiva sobre os aspectos que formam o profissional. Além disso, é a etapa em que o entrevistador irá conseguir mais informações não presentes no currículo.

Conheça alguns dos objetivos de quem elabora uma entrevista:

  • Divulgar todos os benefícios, bem como os detalhes e expectativas buscadas pela empresa;
  • Apresentar os principais valores que compõem a empresa, com o intuito de encontrar similaridade com valores pessoais;
  • Observar importantes índices de desempenho como: relacionamento interpessoal; traços de liderança; comunicação.

Como os profissionais devem analisar os candidatos

É essencial que o recrutador tenha um olhar criterioso e rigoroso, pois a entrevista de emprego está pautada na profunda análise dos aspectos formadores do profissional em questão.

É importante atentar aos seguintes parâmetros:

  • Mensurar a realidade das expectativas buscadas pelo candidato com base na oferta da empresa;
  • Adequar os benefícios e principais termos de trabalho às expectativas;
  • Comparar o perfil do entrevistado com a cultura organizacional atuante na empresa;
  • Estipular a carga de experiência diante às especificações do cargo oferecido.

Entrevista de emprego: conheça os principais tipos realizados pelo RH

qual o papel do RH na entrevista de emprego

 

Cada empresa em determinado momento do preenchimento das vagas oferecidas, aplica um modelo de entrevista específico.

Em outras palavras, assumindo que a vaga ofertada seja para atuar como um líder de produção, o recrutador aplica um modelo que irá colocar o candidato em constante pressão durante a entrevista.

Separamos os principais modelos de entrevistas aplicadas pelos profissionais de recursos humanos, confira a seguir!

Entrevista com caráter técnico

Via de regra, esse modelo está associado ao cargo que exige, de fato, habilidades técnicas. Consiste em aplicar simulações de uma rotina de trabalho, a fim de colocar à prova as habilidades e conhecimentos do candidato.

Essa modalidade é muito aplicada, pois garante maior assertividade quanto as experiências do recrutado.

Entrevista comportamental

Assim como o nome sugere esse modelo de entrevista visa fazer uma leitura do comportamento e personalidade do candidato. Por meio de simulações fictícias é possível compreender como o candidato irá se portar em situações similares na empresa.

Através da leitura de respostas presentes em situações anteriores o recrutador consegue criar um perfil ideal que mostra como aquele candidato deve se portar em cenários futuros parecidos.

Entrevista de estresse constante

Por meio da aplicação de cenários, onde o estresse se mantém elevado, o recrutador promove uma prova de fogo ao candidato. Isso porque, ao simular uma situação estressante é possível compreender a tomada de decisão naquele momento decisivo.

Esse tipo de entrevista utiliza os seguintes recursos:

  • Questões fora de contexto, a fim de pegar o candidato de surpresa;
  • Tempo de resposta reduzido que provoca mais pressão;
  • Desconcertantes períodos de intervalo entre os diálogos.

Veja alguns pontos que definem a importância do RH nessa etapa

Visionamento estratégico

Assim como mencionado no início do artigo, o RH deixou de ser coadjuvante para se tornar protagonista. Assim sendo, antes mesmo que os gestores apontem a necessidade da contratação de perfis específicos de profissionais, é essencial que os responsáveis pelo setor se antecipem.

Em vista da necessidade crescente da empresa busque em bancos de dados por profissionais que agregam à empresa. Isso transmite autoridade, pois coloca a tomada de decisão nas mãos do RH.

Difundir a confiança nas atividades executadas

Um RH que falha em repassar informações importantes acaba se tornando um setor não passível de confiança. Portanto, sempre buscar ampliar a confiança com os sócios e novos contratados é ideal para a moral do departamento.

Quanto aos recrutados é imprescindível apontar com clareza todas as particularidades de salários, benefícios, carga horária e tantas outras obrigatoriedades do dia a dia.

Além de responsável pela etapa de avaliação e contratação, o RH deve levar suas obrigações além. Dessa maneira, deve acompanhar o desenvolvimento dos contratados, a fim de estipular a realização dos treinamentos e orientações cabíveis.

Isso é possível por meio de uma gestão de dados baseada na veracidade das informações adquiridas.

O RH é uma engrenagem indispensável para a empresa e a entrevista de empregos é apenas uma das inúmeras obrigações desempenhadas regularmente por esses profissionais.



Cadastre-se na Newsletter: