Blog

Tecnologias de RH: entenda sua importância e conheça principais soluções

tecnologias-de-rh

A principal motivação das empresas hoje, reside na inovação tecnológica e o direcionamento mais assumido, é a adoção de ferramentas estratégicas. Assumindo que o RH é uma das principais engrenagens nas empresas, abordaremos o que há de mais novo em tecnologias de RH.

Em poucos anos o mercado de trabalho estará completamente transformado, com novos recursos baseados nas mais recentes tecnologias. Mas você sabe quem será o principal agente responsável por essa transformação?

Se respondeu “Recursos Humanos” está no caminho certo para ter contato com as tendências das novas tecnologias.

Conheça a partir de agora, a importância de se atentar às tecnologias de RH e o que o futuro nos prepara. Afinal, é imprescindível estar apto quando todos os conceitos se tornarem realidade. Acompanhe!

A importância das tecnologias de RH e o futuro dos recursos humanos

O futuro das empresas e seus processos é observado há algum tempo, pois temos hoje, um cenário tecnológico voltado às empresas. Já discutimos algumas vezes sobre a transformação digital, bem como a implementação da indústria 4.0 e podemos afirmar, nunca estivemos tão próximos do futuro.

Apesar de ainda estarmos nos primórdios do que essa inovação virá a nos proporcionar, empresas de todos os portes já contam com ferramentas avançadas. Contudo, o setor que mais sente as mudanças é justamente o RH.

A gestão de recursos humanos é responsável por coletar praticamente toda informação gerada nos processos e operações. Além disso, são atribuídas responsabilidades pelo desenvolvimento de um Mindset na liderança e consequentemente aos liderados.

Para que o futuro se aproxime e se acomode é fundamental a disseminação de um pensamento digital. Em vista disso, cada vez mais são desenvolvidas tecnologias visando o aprimoramento da gestão de RH e suas responsabilidades.

Veja a seguir algumas das soluções mais implementadas e mais, conheça duas tecnologias de RH, que prometem realmente transformar a forma como a gestão lida com suas obrigações.

Ferramentas tecnológicas mais utilizadas no RH moderno

importância das tecnologias de RH

Além de ser uma necessidade para possibilitar que as empresas se adequem às transformações, a pauta “tecnologias de RH” está em alta. Seja em palestras, stands e discussões internas entre os profissionais, essa demanda se tornou uma obrigação.

Ademais, veja as ferramentas de inteligência artificial e soluções mais utilizadas hoje nas empresas:

Job Board Segmentados

O Job Board é uma ferramenta já difundida na gestão de recursos humanos. Se trata de uma plataforma online de vagas, onde uma empresa pode anunciar vagas disponíveis e encontrar profissionais capacitados.

Contudo, a ferramenta passou por uma atualização e se inovou, pois estava ficando saturada com a quantidade de candidatos despreparados. Portanto, o Job Board Segmentado funciona da mesma maneira, porém atua de forma mais direcionada, justamente com o intuito de entregar profissionais mais capacitados.

Com essa repaginada passou a oferecer a possibilidade de encontrar profissionais inseridos em segmentos específicos como: Marketing e Vendas, Desenvolvedores, profissionais de TI, Engenharia Civil, dentre outros.

Portanto, o RH de uma empresa é mais assertivo na hora de encontrar o perfil do candidato ideal.

 Customer Relationship Manegement (CRM)

Se você ainda não sabe o que é CRM, temos um conteúdo sobre o tema. Essa ferramenta é fundamental para aprimorar a relação com os clientes da empresa. Isso porque, ela permite coletar, gerenciar, armazenar e intensificar todos os dados acerca dos clientes.

O RH passa a ter informações mais elaboradas e certeiras, colocando na mão dos gestores, o direcionamento de como seguir com as estratégias para engajar e consequentemente, fidelizar o cliente!

Chatbots personalizados e avançados

Também conhecidos como assistente virtual, agente virtual ou de forma abreviada, Bot. Os Chatbots ocupam cada dia mais espaço no mundo empresarial. Esse tipo de ferramenta é essencial para auxiliar o RH, pois otimiza o tempo gasto em certas operações.

Ele é responsável por gerenciar grandes quantidades de mensagens. Por possuir certo nível de Inteligência Artificial, atua de forma autônoma, onde recebe, analisa e cria uma resposta a altura da expectativa do cliente engajado.

Podemos encontrar esses “robôs” no Facebook Messenger, Chatbot para WhatsApp e aplicativos populares em geral, por exemplo. Tudo depende da estratégia praticada pela empresa, visando o público-alvo específico.

Veja 2 exemplos de chatbots bastante utilizados:

  • Chatbot específico para atendimento aos clientes ou SAC;
  • Chatbot que realiza a captura de leads durante a navegação das mesmas.

Logo a seguir você encontra 2 das tendências que prometem revolucionar o setor e a gestão de recursos humanos das empresas.

Poder dos dados com o Smart Data

A tradução de Smart Data é algo como: “dados ou informações inteligentes”. É uma promessa futura que envolve Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning, aliás, esse é um outro conteúdo que já abordamos no blog.

Especialistas em tecnologia e suas aplicações, acreditam que essa inovação será transformadora.

Contudo, é importante entender que a massiva quantidade de dados e informações coletados anualmente, possuem pouca utilidade, pois é como se estivessem em sua forma pura e bruta, ou seja, precisam antes ser refinados e selecionados.

As empresas conseguem sim extrair o mínimo para melhorarem suas gestões, mas ainda é pequena a porcentagem alcançada.

Com a chegada do Smart Data, algoritmos fariam uma busca e trariam resultados mais relevantes e precisos sobre o comportamento dos clientes, bem como o resultado de uma pesquisa, por exemplo.

Imagine como o RH seria beneficiado com essa prática, onde haveria integração com um sistema de gestão empresarial completo. Toda informação unificada, gerida, filtrada e aplicada em pontos críticos.

Recurso de People Analytics

Também utilizando Big Data, a tecnologia denominada de People Analytics, visa alcançar e avaliar uma série de informações relacionas ao comportamento dos colaboradores de uma empresa, bem como de possíveis candidatos às vagas.

Certamente você já é capaz de relacionar com as tecnologias de RH. Afinal, uma vez que a gestão de recursos humanos entende os aspectos comportamentais formadores do perfil do colaborador ou do candidato, fica mais fácil compreender como aquele profissional pode melhorar sua colaboração ou se encaixar na vaga oferecida.

Estratégia primordial para que o processo de recrutamento seja eficaz. Além disso, se a empresa pretende elaborar um plano de retenção de talentos, o People Analytics pode ser ainda mais certeiro.

Através da leitura do comportamento de colaboradores satisfeitos e motivados, a gestão consegue replicar tais condutas em outros funcionários.

Qual a condição atual das tecnologias de RH da sua empresa?

Responder essa pergunta com autoridade é ideal para compreender as inovações que norteiam as empresas atualmente.

Especialistas acreditam que em poucos anos será uma questão de sobrevivência analisar e gerir de forma otimizada os dados.

Empreendimentos que negligenciarem tal atividade estarão se colocando atrás da concorrência. Em suma, é substancial começar aos poucos, adequar todos os aparatos e tecnologias de RH na sua empresa, para que assim, esteja preparado para o futuro!



Cadastre-se na Newsletter: