Blog

Gestão de pessoas: 5 pilares para alcançar a excelência

gestao-de-pessoas

Um dos principais influenciadores no sucesso de uma empresa é o setor de recursos humanos. Porém, é fundamental instigar uma gestão de pessoas que integre todos os participantes, a fim de otimizar as relações interpessoais e desenvolver uma cultura organizacional positiva.

Apesar desse conceito ser bastante difundido, muitos empreendedores desconhecem informações relevantes para aprimorar ainda mais a ação do RH. É importante ressaltar a participação dos gestores de cada setor da empresa.

Isso amplia o campo de atuação das estratégias, pois engaja por completo os colaboradores. Para guiar seu RH nessa jornada separamos os principais direcionamentos para sua empresa.

Conheça os 5 pilares que toda gestão de pessoas deve apresentar para se tornar a ferramenta ideal para o sucesso do negócio. Acompanhe!

Conheça 5 pilares que toda gestão de pessoas precisa desenvolver

pilares da gestão de pessoas

1 – Aprimorar a comunicação

Todo direcionamento, seja para novas tomadas de decisão ou a execução de uma nova estratégia, demanda informações dos gerentes aos responsáveis pelos setores e tarefas, por isso é essencial a boa comunicação.

Indiferente se a informação deve ser passada ao estagiário que acabou de começar ou ao funcionário com anos de experiência na empresa, a mensagem deve ser clara.

Com o conhecimento assertivo sobre as necessidades da empresa fica mais fácil eliminar o retrabalho. Por sua vez, a comunicação certa é equivalente ao bom uso dos recursos.

2 – Elevar o poder de decisão

Um dos aspectos mais importantes para o sucesso das decisões acertadas é a rapidez e consistência dos gestores. Dessa forma, a gestão de pessoas é peça fundamental para que decisões imediatas ou mesmo futuras, sejam justificadas de maneira sólida.

Além disso, é imprescindível integrar todos os colaboradores nessa etapa, ou seja, considerar de forma séria suas sugestões e ideias. Apesar do “ponto final” na decisão ser de responsabilidade dos gestores, incentivar a participação estimula a unificação da equipe.

3 – Otimizar a designação de tarefas

Um dos objetivos da gestão de pessoas é oferecer maiores chances de sucesso à liderança. Portanto, o líder responsável deve ter a habilidade de delegar as funções e responsabilidades aos colaboradores de forma adequada.

Como isso deve ser feito? Além de transmitir as obrigações é preciso passar um senso de autoridade. Em outras palavras, é vital dar total liberdade para que os responsáveis se sintam a vontade para tomar as decisões mais cabíveis e de acordo com suas interpretações.

Além de intensificar a confiança mútua, o setor de RH amplia a carga de trabalho, pois define os colaboradores como competentes às responsabilidades atribuídas.

4 – Implementar treinamentos regulares

Não existe fórmula mágica quando o assunto é elevar os parâmetros e critérios da empresa. Para que um empreendimento seja consistente naquilo que oferece é preciso que os gestores intensifiquem os treinamentos e capacitações dos colaboradores.

Estimular o conhecimento e a convicção dos funcionários é vital para que a empresa entregue produtos e serviços de ponta. Sendo assim, a gestão de pessoas deve se encarregar de desenvolver e implementar a educação corporativa.

O resultado de tal ação é presenciado até mesmo pelos clientes, pois recebem produtos de alta qualidade e que certamente atenderão de forma mais precisa suas necessidades.

5 – Fomentar o trabalho em equipe

Toda grande empresa aprendeu na prática que para produzir o melhor para seus consumidores, é necessário união entre os envolvidos. Desse modo, a gestão de pessoas deve considerar como pilar primordial o trabalho em equipe.

Aquele antigo comportamento, onde o gestor apenas mandava e cobrava, ficou no passado. A chave para o sucesso está na relação harmoniosa entre empresa e profissional.

Oferecer incentivos por metas alcançadas é um bom começo, pois gratifica o funcionário a sempre buscar mais. Para reter talentos o empreendimento precisa oferecer benefícios diferenciados dos da concorrência. Afinal de contas, funcionários satisfeitos refletem suas atitudes em produtividade e união em equipe.

Implemente a tecnologia para unificar os pilares

Os pilares citados acima funcionam como um guia prático, ou seja, são ações desenvolvidas diariamente pelos gestores. No entanto, é preciso de algo mais aprofundado e que ofereça melhor visão aos gestores.

Adquirir um sistema de gestão de pessoas é fundamental para que as ações mencionadas acima surtam efeito. Essa é a melhor opção para a gestão dos talentos humanos que fazem parte do seu negócio.

Definir até mesmo o Plano de Cargos e Salários fica mais fácil e certamente essa é uma ação que colabora para que a gestão de pessoas tenha sucesso!



Cadastre-se na Newsletter: