Blog

Gestão estratégica: como o uso de um ERP pode ajudar

72960-gestao-estrategica-como-o-uso-de-um-erp-pode-ajudar

Sistemas ERPs podem tornar o gerenciamento de uma empresa mais estratégico e planejado graças as suas funcionalidades tecnológicas, pois costumam ser projetados seguindo práticas de excelência do mercado e exemplos otimizados de fluxos de trabalho. Isso colabora na estruturação de processos mais dinâmicos, efetivos e que forneçam dados e informações adequadas para a gestão estratégica do negócio.

Para se ter uma ideia, é possível aumentar a produtividade, tomar decisões mais acertadas e reduzir custos com controle e monitoramento com a ajuda de um ERP, sem falar no ganho de desempenho graças a atividades automatizadas e mais eficientes.

Para entender melhor como ele pode ajudar na gestão estratégica de um negócio, veja seus principais benefícios e impactos:

Gerenciar as informações de forma mais inteligente

Um ERP possibilita gerenciar informações de forma mais inteligente, organizando-as em bancos de dados que podem ser fácil e rapidamente acessados por meio de layouts intuitivos e dinâmicos. Isso simplifica a busca por conteúdos urgentes ou necessários para embasar ou tomar decisões estratégicas ou para lidar com cenários resultantes das estratégias aplicadas.

Reunir dados e gerar relatórios para embasar a tomada de decisão

Uma grande vantagem de um ERP para a gestão estratégica é que ele é capaz de reunir dados específicos em relatórios otimizados, personalizados e que podem contribuir para o embasamento de decisões. Além disso, é possível obter indicadores de desempenho e métricas rapidamente com alguns cliques, o que facilita a análise da situação do negócio.

Um ERP descomplica a visualização de dados como custos unitários, disponibilidade de mão de obra, custos com aquisição de matérias-primas etc. Todas essas informações podem ser usadas, por exemplo, para se realizar projeções de vendas, o que dá maior flexibilidade para se pensar e executar estratégias específicas para cenários futuros.

Tornar informações estratégicas mais acessíveis

Uma solução ERP pode ser personalizada para tornar informações estratégicas mais acessíveis para diferentes colaboradores conforme seus níveis de responsabilidade. Isso também evita que estranhos ou funcionários de cargos não condizentes com dados críticos possam vê-los.

Facilitar a acessibilidade e mobilidade

Um ERP cloud facilita a mobilidade e tem boa acessibilidade já que pode ser acessado de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, o que é importante em situações de negociação externa com clientes e fornecedores. Nesses casos, a consulta a dados estratégicos em tempo real pode ser essencial para se conseguir melhores acordos.

Automatizar tarefas mecânicas e repetitivas

A automatização de tarefas mecânicas e repetitivas é um fator essencial para uma gestão estratégica eficiente, pois permite que os funcionários se dediquem a atividades de maior valor agregado e que exijam atenção. Também é possível contar com dados mais apurados, pois os níveis de erros e incorreções tendem a cair devido à eficiência de um ERP em executar múltiplas atividades ao mesmo tempo, como cálculos simples e complexos.

O uso de um ERP pode trazer um diferencial competitivo para a organização por tornar seus processos internos mais dinâmicos e eficazes, conferindo maior flexibilidade e fluidez para o fluxo de trabalho. Com os dados oriundos desses aspectos, os gestores conseguem obter informações mais precisas e de maior qualidade para tomarem decisões estratégicas mais acertadas.

Quer saber outros benefícios de um software ERP além do suporte à gestão estratégica? Então baixe nosso e-book Como o ERP melhora os resultados da sua empresa? e descubra!



Cadastre-se na Newsletter: