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Gestão de relacionamento com o cliente: conheça 5 vantagens dessa estratégia

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Uma solução só vale o investimento se apontar resultados precisos e utilidade nas estratégias e processos da empresa. Implementar uma gestão de relacionamento com o cliente pode ser um desses casos, mas vamos apresentar suas vantagens.

Para que o negócio cresça e traga consigo melhores margens de faturamento é primordial nutrir a relação com os clientes. Contudo, sem o auxílio de um sistema adequado pode se tornar complexo acompanhar e reter os clientes.

Se está em dúvida sobre investir ou não na gestão de relacionamento com o cliente, vamos convencê-lo de que é a melhor decisão a ser tomada. Acompanhe e veja 5 vantagens dessa estratégia para a empresa!

5 vantagens da gestão de relacionamento com o cliente

vantagens da gestão de relacionamento com o cliente

1 – Olhar mais assertivo sobre os processos do negócio

Uma das maiores falhas que acomete as empresas é justamente a falta de visibilidade dos gestores. Isso se dá com o uso de sistemas que não fornecem informações precisas, o que prejudica a tomada de decisão.

É impossível tomar medidas adequadas sem conhecer o que acontece no dia a dia da empresa. Por outro lado, o CRM otimiza o relacionamento com o cliente, pois centraliza toda a informação em um banco de dados.

Essa centralização permite que os gestores tenham um olhar mais assertivo sobre todos os processos. Agora integrados, os setores atuam em conjunto para alinhar as ações e buscar resultados mais positivos para o fortalecimento da interação com os clientes.

2 – Fator produtividade aprimorado e mais sustentável

Não há dúvidas que ampliar a produtividade é uma das metas mais traçadas pelos gestores. Embora grande parte das empresas consiga aumentar sua produtividade, isso acontece de forma esporádica e abreviada.

Esse cenário se caracteriza como insustentável, pois esgota os recursos dos profissionais e não se mantém ao longo do tempo. Para que a gestão de relacionamento com o cliente se torne eficaz, é fundamental objetivar a produtividade sustentável.

Produtividade sustentável se baseia em um ciclo, o qual dura mais tempo utilizando os mesmos recursos. O CRM atua justamente nesse sentido, pois proporciona 3 pilares fundamentais, são eles:

  • Melhoria considerável na comunicação dos setores;
  • Aumento da eficiência dos processos desempenhados;
  • Centralização assertiva da informação acerca dos clientes.

O resultado desses pilares aplicados em conjunto é a multiplicação da produtividade sustentável, pois otimiza o tempo gasto pelos colaboradores.

3 – Você já ouviu falar de Follow-Up de vendas?

Uma parcela considerável dos empreendedores define o investimento na gestão de relacionamento com o cliente, como ineficaz. Isso porque, pesquisas apontam que é praticamente improvável que uma venda seja realizada logo no primeiro contato.

Sendo assim, o follow-up de vendas se trata justamente de acompanhar o cliente durante o processo de tomada de decisão. Ainda assim podem ocorrer problemas, pois a falta de comunicação, disposição de informações e desorganização, influenciam negativamente nesse acompanhamento.

Basicamente mais de 80% do contato com os clientes precisa acontecer ao menos 5 vezes. Observamos aqui a imprescindibilidade de acompanhar os clientes e o CRM concretiza ainda mais o contato, pois proporciona todas as informações necessárias.

4 – Ampliação das vendas com consequência no ticket médio

Pense por um minuto! Se um sistema é capaz de impactar a produtividade, efetivar o planejamento estratégico e ainda otimizar as estratégias de vendas, como ele não causaria impacto diferencial no caixa da empresa?

É preciso associar a gestão de relacionamento com o cliente com o aumento das vendas. Afinal, sem esse contato, nutrição e relacionamento estendido, não há possibilidade de venda o que resulta diretamente na saúde financeira.

Com os dados armazenados e transmitidos é possível determinar a melhor abordagem a ser tomada. Além disso, utilizar os históricos de vendas e relatórios completos enriquecem o contato e fortalecem o relacionamento.

Vale ressaltar que a eficiência do sistema vai muito além da primeira venda. Em outras palavras, o sistema aprimora a fidelização. Cliente fidelizado não pensa duas vezes antes de comprar em dobro da sua empresa.

5 – Constante consolidação da marca

Quando falamos em consolidação estamos nos referindo à forma como o mercado, cliente, terceiros e concorrência enxergam sua marca. Uma empresa que desconhece o termo “Branding” está se abstendo de importantes resultados.

Nesse sentido, o CRM beneficia indiretamente na gestão de relacionamento com o cliente. Isso porque, com o sistema implementado mais clientes serão convertidos, o acompanhamento será preciso e seu produto terá melhores resultados, certo?

Todas essas vantagens aliadas a uma equipe de atendimento profissional, que irá solucionar dúvidas e problemas, resulta no sucesso do cliente.

O CRM não será o responsável exclusivo por sua marca ser vista por todos no mercado. Contudo, é uma das engrenagens que atua na organização de processos e viabiliza melhor posicionamento da sua marca.

Esperamos ter mudado a forma como enxerga a gestão de relacionamento com o cliente. Afinal, sem clientes não há venda e sem venda a empresa não cresce. Compreender essa etapa é o primeiro passo rumo ao sucesso do negócio!