Blog

Vantagens do sistema ERP para o controle da logística

controle-da-logistica

Não bastasse todas as adversidades implicadas aos empreendedores no setor de transporte, a logística representa grandes exigências. Dentre tantos processos para tornar eficiente o controle da logística, existe uma ferramenta assertiva que pode minimizar sua complexidade, o sistema ERP.

Utilizado em distintas empresas de diferentes portes, o ERP se mostra um aliado essencial na conquista do sucesso empresarial. Quando implementado nas transportadoras se torna a engrenagem principal que une os setores e proporciona grandes resultados.

Separamos as principais vantagens do sistema ERP para o controle da logística da sua empresa. Acompanhe e descubra como eliminar gargalos e estimular uma logística positiva!

7 vantagens obtidas com um ERP no controle da logística

controle da logística

1 – Estimula o controle dos processos e simplifica a coordenação

A primeira mudança sentida na gestão da transportadora está na eliminação de processos manuais. Ao excluir o uso de planilhas e promover a automatização dos procedimentos, a logística e o setor de estoque se unem e compartilham as mesmas informações.

Isso cria um fluxo único de dados que faz parte do mesmo sistema, ou seja, o gestor tem em mãos processos padronizados e totalmente centralizados. Até mesmo o acesso se torna facilitado, uma vez que apenas os gestores e colaboradores autorizados têm contato com as vitais informações.

2 – Otimize a gestão dos pedidos de compras

Um dos principais gargalos para uma empresa de transporte é o estoque. Contudo, o ERP é capaz de efetivar uma gestão de estoque completa, a fim de viabilizar a logística, todos os pedidos recentes de compras direcionados aos fornecedores.

O software acompanha todo o processo, isto é, desde a requisição, nível de satisfação do serviço e fiscalização dos prazos de entrega. Por sua vez, a gestão estimula uma logística assertiva a ponto de entender o comportamento de seus fornecedores e da possível necessidade de buscar novas parcerias.

3 – Partilha de informações previamente armazenadas

Em épocas sazonais, as demandas de uma transportadora podem ser facilmente ampliadas, dificultando o controle da logística. Por outro lado, o sistema inteligente faz uma verificação constante e em tempo real das informações armazenadas e transmitidas.

Esse “checklist” previne possíveis erros que outrora passavam despercebidos pela gestão.

4 – Aprimora o controle da logística e estoque

As vantagens do software de gestão para o controle da logística e estoque, vêm em forma de prevenção de desperdícios ou perdas de matéria-prima e produtos. Isso porque, a empresa passa a visualizar com transparência os níveis e taxa de rotatividade do estoque.

Com a opção de alertas de estoque mínimo, o negócio elimina qualquer possibilidade de ficar sem recursos importantes. Outro benefício é ter armazenado em estoque exatamente o que é necessário para trabalhar e colocar sua frota na rua.

5 – Garante atualizações constantes e automáticas

A empresa que adquire um sistema ERP visando maior controle da logística, se assegura de sempre estar em conformidade com a legislação brasileira. Isso porque, o sistema inteligente identifica e aplica atualizações automáticas, evitando que a gestão decorra de problemas com a legislação, por exemplo.

6 – Obtenha total autoridade sobre os custos de operação

Imagine há algum tempo, onde não existia os recursos da tecnologia, como era dificultoso controlar os gastos, não é mesmo? Era preciso criar anotações individuais sobre cada aspecto e torcer para que nenhum desses documentos se perdesse.

Entretanto, com a implementação do software de gestão essa situação perde lugar para a inovação e eficácia. Estamos nos referindo a possibilidade de controlar efetivamente os custos atribuídos às operações.

Esse software permite que a gestão conheça os valores atribuídos ao dia a dia dos veículos e motoristas responsáveis. Além disso, propicia entendimento acerca do consumo de combustível e desgaste material, ou seja, com pneus, óleos para o motor e tudo mais que decorre de um dia rodado por um caminhão, por exemplo.

Conhecendo a fundo essas especificações é possível determinar melhores práticas que tragam maiores economias. Afinal, diminuir os gastos é uma excelente maneira de ampliar o lucro e a rentabilidade da empresa.

7 – Emissão de relatórios assertivos e informativos

Quer controlar com efetividade o setor de logística? O ERP realiza a emissão automática de relatórios contendo os principais dados da logística. Agora é viável mensurar, identificar obstáculos e trabalhar os pontos fracos, a fim de fortalecer a operação como um todo.

Por se tratar de um sistema bastante específico para controlar a logística do seu empreendimento, uma última dica é sempre confiar em uma empresa com carga de experiência no mercado.

Somente assim é possível encontrar o melhor ERP e que irá realmente fazer a diferença para a sua empresa de transporte crescer. Ter o controle da logística é simples, basta apenas compreender a essencialidade desse sistema!