Blog

Sistema de gestão integrada: 5 sinais que indicam que sua empresa precisa de um

5-sinais-necessidade-sistema-de-gestao-integrada

Todo empreendedor busca o crescimento da sua empresa, mas alguns ainda não estão preparados para tal expansão. Conforme o negócio cresce mais demandas devem ser atendidas como gerenciamento do estoque e estratégias de RH, e esse pode ser o momento de obter um sistema de gestão integrada.

O principal fator que influencia negativamente é o crescimento desorganizado e desestruturado. No entanto, com um sistema específico para suprir determinadas demanda é possível sim crescer de forma orgânica, organizada e estruturada.

Se sua gestão enfrenta problemas diários conheça 5 sinais que indicam que seu negócio precisa investir em um sistema de gestão integrada. Acompanhe e coloque “a casa em ordem”!

5 sinais de que sua empresa precisa de um sistema de gestão integrada

sistema de gestão integrada

1 – Gestão descentralizada e não integrada

Como funciona o controle da gestão financeira da sua empresa? Você conhece seu fluxo de caixa? Qual o nível de matéria-prima em seu estoque? É possível atender todos os pedidos ou faltarão insumos?

Sabe por que você tem dificuldades em responder essas perguntas? Porque toda sua informação pode estar descentralizada, ou seja, são dados individuais que não conversam entre si.

Com a falta da automação dos processos e conveniente utilização de antiquadas planilhas, tudo é passível de falhas. Se você chegou nesse ponto é um indicativo de que as coisas não vão bem.

2 – Problemas na comunicação do setor de vendas com a distribuição

Muito atribuído à logística esse é um problema que pode causar uma grande deficiência em sua empresa. Isso porque, se não houver comunicação entre o departamento de vendas com a logística, até mesmo seu cliente sofrerá as consequências.

Pedidos entregues fora do prazo, entregas erradas e tudo mais decorrente de uma logística ineficaz.

Por outro lado, com a presença de um sistema de gestão integrada toda informação se torna parte de um sistema único. Sistema esse que elimina qualquer possibilidade de duplicidade de informação, descentralização ou desatualização dos dados.

3 – Desconhece as particularidades do cálculo de tarifas e impostos

Todo empreendedor conhece a dura tributação e obrigações legais perante ao Fisco. Quando o empresário desconhece essas particularidades está se colocando em risco e acima de tudo, colocando em risco o futuro da empresa.

Além de pagar tributos indevidos pode acabar negligenciado a quitação de essenciais tarifas e impostos. Por exemplo, você conhece o Sped e o eSocial? Essas são apenas duas das muitas atribuições aos empreendedores brasileiros.

Em contrapartida, quando a gestão passa a ser integrada por um sistema avançado, toda tributação, tarifas e impostos, são gerados automaticamente por um sistema que possui as informações centralizadas.

4 – Problemas com a logística e transporte dos produtos

É fundamental compreender que todo problema ocorrido em uma cadeia de suprimentos, se reflete no cliente final. Caso seja recorrente em sua empresa problemas com a logística, fornecedor e cliente, saiba que esse é um sinal vermelho.

Com a implementação de um sistema de gestão integrada toda a cadeia de suprimentos é beneficiada. O tempo de entrega diminui, o fornecedor passa a ter informações verdadeiras e seu cliente recebe em tempo hábil seu pedido.

5 – Falta de transparência na lucratividade individual dos produtos

Como almejar o crescimento empresarial sem o conhecimento da lucratividade do negócio? Uma forma indicada de mensurar o lucro é realizar uma análise individual dos produtos.

Conhecer o lucro de um item permite entender os valores atribuídos a ele e possibilita o ajuste caso seja necessário. Mas sem um sistema integrador as chances de conhecer o número real são pequenas.

Essa falta de visibilidade prejudica a precificação correta, bem como a compreensão do que está funcionando em sua empresa. Quer eliminar todas essas adversidades? Confira a seguir!

O que acha de acabar com esses atrasos em seu crescimento

Agora que já conhece os principais indicadores de que as coisas não estão bem, é o momento de conhecer a solução.

A SISPRO tem exatamente o que você precisa, pois possui um sistema de gestão completo e que centraliza com precisão os setores da sua empresa. Por meio de um fluxo único de informações todos os departamentos se integram e fornecem processos mais concisos e otimizados.

Visite nossa página e descubra como investir em um software de ponta é a melhor decisão para alavancar seu negócio! Tecnologia aliada a profissionais capacitados e prontos para te ajudar é a combinação que faltava para você!