Blog

Fuja desses 5 erros em uma gestão de processos

principais-erros-na-gestao-de-processos

Em face à maçante rotina de trabalho diário de uma empresa, por vezes a gestão sofre com processos repetidos e extensos. Nesse momento se faz necessário implementar as diretrizes de uma gestão de processos eficiente.

Essa específica gestão é responsável por agilizar tais processos, reduzir a carga de trabalho, definição de metas e ainda, ampliar o fator produtividade. Em meio a esse cenário é imprescindível direcionar um olhar mais atencioso aos colaboradores.

Os profissionais são influenciadores diretos na execução de todas as atividades de uma empresa. Portanto, a comunicação entre gestor e colaborador deve ser um diferencial para aperfeiçoar essa cadeia produtiva.

Relacionamos 5 dos principais erros que acometem uma gestão de processos. Esperamos que possa alertar a sua gestão, a fim de evitar que retrocessos sejam encontrados ao longo da rotina de trabalho. Continue a leitura!

Gestão de processos: 5 erros que sua empresa deve evitar

principais erros em uma gestão de processos

1 – Carência de informações para análises mais completas

A elevada confiança de uma gestão que acredita ter todo o conhecimento sobre seus processos, pode ser desastrosa. Esse excesso de segurança resulta na indiferença da análise e avaliação das ações dos colaboradores.

É primordial integrar o conhecimento daqueles que estão em contato diário com os meios produtivos. Essa intimidade gera valiosos insights da real situação do trabalho e, como consequência, feedbacks esclarecedores.

2 – Pouca comunicação resultando em divergência de processos

A falha na comunicação entre os setores permite que os processos se tornem individualizados e divergentes. Esse erro ocasiona altas taxas de retrabalho, ao passo que influencia diretamente na produtividade.

Além disso, o crescimento da burocracia inviabiliza a redução do tempo produtivo. Isso se deve, em partes, pela criação de políticas distintas para cada setor.

Por outro lado, ao desempenhar suas responsabilidades em colaboração, os setores proporcionam à gestão de processos, maiores chances de desenvolver um serviço ou produto que atenda com efetividade os clientes.

3 – Escassez de investimento em automação

Todos sabemos que a tecnologia é a maior aliada para um empreendimento. E sua falta é um dos principais erros cometidos, pois limita consideravelmente a redução do tempo de produção ou mesmo a qualidade do trabalho.

Investir em automação deve ser uma tomada de decisão baseada em planejamento. Deve-se considerar fatores como: diretrizes, metas, normas e responsabilidades.

Isso permite que os gestores escolham o modelo que melhor solucione os gargalos relacionados aos processos.

4 – Inexistência de atribuição adequada das funções e responsabilidades

É preciso mais do que apenas o esforço individual para que uma gestão de processos tenha sucesso. Estimular o trabalho coletivo é uma das melhores estratégias para aprimorar a rotina de trabalho.

Tal estratégia deve ser norteada pelo esclarecimento aos colaboradores sobre suas funções e responsabilidades em seus setores. Além de ampliar a produtividade, reduzir o tempo gasto em criação e melhorar o trabalho, a gestão consegue avaliar individualmente os processos.

Através dessa análise os gestores elaboram importantes organogramas e fluxos de trabalho que venham a contribuir para o fator eficiência.

5 – Ausência de um software de gestão empresarial

Diante dos erros apresentados até aqui, chegamos ao que realmente irá determinar a qualidade do gerenciamento. Muitos empreendimentos ainda não enxergaram a potencialidade de um software de gestão empresarial.

A ausência desse sistema pode se tornar o maior gargalo em uma cadeia produtiva. Afinal, amplifica negativamente cada um dos itens apresentados acima, ou seja, análises, falta de comunicação, falta de automação e pouco esclarecimento acerca das funções, se tornam constantes ao negócio.

Por outro lado, um ERP atual e completo é capaz de trazer a integração necessária para que a gestão de processos tenha sucesso. Com relatórios completos e uma visão sistêmica de toda a cadeia de produção, fica mais simples tomar decisões que façam a diferença.

Gostaria de ampliar a produtividade da sua empresa, ao passo em que se torna mais competitivo no mercado? Então passou da hora de investir em um software de gestão empresarial que irá transformar seu negócio!