Blog

O que é gamificação e sua influência na gestão de pessoas

o-que-e-gamificacao

Em toda gestão de pessoas realizada nas empresas, o intuito é engajar e aumentar a produtividade. Todavia, chega num ponto onde a empresa se encontra limitada ao desenvolvimento de novas diretrizes para alcançar tais resultados, mas isso pode ser solucionado por um termo presente no cenário empresarial, a gamificação.

Certamente você já deve ter ouvido o termo e conceito de gamification, não é mesmo? Saiba que as grandes empresas utilizam essa mecânica para promover a inovação por meio do aumento do engajamento dos colaboradores.

Como buscamos sempre apresentar o significado dos termos mais inovadores para aprimorar os processos internos das empresas, temos o objetivo deste conteúdo definido. Entenda o que é gamificação e como ela influencia na gestão de pessoas. Confira!

Conheça o significado de gamificação

Para os empreendedores e empresários que enxergam a necessidade de trazer os colaboradores cada vez mais junto dos processos, é questão de tempo até a implementação.

Isso porque, para que haja inovação, adequação às novas tecnologias e práticas empresariais de sucesso, é fundamental a participação de todos. No entanto, a única forma de tornar isso possível é mantê-los encorajados a partir de modelamentos modernos de processos.

É nesse preciso momento que entra a gamificação. Portanto, é a utilização de dinâmicas e mecânicas de jogos nas empresas com o intuito de gerar curiosidade e engajamento, por meio de desafios e recompensas alcançadas no fim da interação.

De maneira simplificada, é estimular os colaboradores a fazerem algo através das ideias encontradas em jogos digitais ou analógicos. É exatamente isso que está pensando! Estimular a criatividade e participação nos diversos projetos da empresa com jogos.

Pode parecer sem sentido, mas é uma estratégia eficaz, comprovada pela ciência e utilizada em empresas como Google, Volkswagen e Duolingo, por exemplo.

Conheça um exemplo de gamificação nas empresas que deu certo

Apenas como uma curiosidade para reforçar a importância e diversidade na aplicação da gamificação, em Estocolmo, Suécia, a mesma Volkswagen que utiliza o conceito de gamification, estendeu sua aplicação ao trânsito e conseguiu diminuir a velocidade média dos carros nas vias da cidade.

Por meio de radares inteligentes, o motorista que atingisse a velocidade permitida era recompensado com um bilhete para um sorteio. Com uma queda de mais de 20% na velocidade, a empresa utilizou o dinheiro evitado em multas e sorteou entre os motoristas participantes.

Com a mentalidade de um jogo, onde o participante consegue uma recompensa no final, a gamificação trouxe diversos benefícios.

Qual o impacto na gestão de pessoas?

Vale ressaltar que esse conceito recentemente implementado, não é o único fator que realça o sucesso da empresa. Além da utilização dos novos conceitos de tecnologia, implementação de softwares avançados e diferenciação no atendimento ao cliente, por exemplo, aprender como motivar seus funcionários na empresa é imprescindível para aumentar as chances de sucesso.

Portanto, aliar o uso de ferramentas lúdicas, como é o caso da gamificação, pode trazer resultados imediatos. Uma vez que o colaborador intrínseco aos processos se sente motivado e encorajado a fazer um trabalho de excelência, a empresa por sua vez, cresce.

Com um sentimento de conquista própria, a competição saudável favorece a oportunidade de implementação da escalabilidade empresarial.

O que é necessário para implementar a gamificação nas empresas?

o que é gamificação

Agora que já conhece mais sobre o tema, entenda algumas diretrizes-chave para tornar a gamificação uma realidade na empresa.

Conhecer os pontos fracos

Antes de dar o primeiro passo para envolver os colaboradores, realize um diagnóstico inicial dos problemas atuais. Logo, será possível determinar o nível de engajamento, motivação e diminuição da produtividade, por exemplo.

Ao identificar os pontos fracos, é possível desenhar um modelo de gamificação adequado e que traga todos a bordo.

Definir o escopo a ser alcançado

A partir do diagnóstico assertivo, a empresa consegue estipular e desenvolver o plano de execução ideal.

Saber direcionar esse plano, ou seja, aprimorar a interação, melhorar a produtividade ou engajar novamente toda a equipe, é a chave para o sucesso da gamificação nas empresas.

Estipular metas para colher objetivos

Como todos sabemos, alcançar objetivos só é possível com metas bem definidas e apresentadas aos envolvidos. Portanto, traga todos para o mesmo plano de execução das diretrizes, a fim de esclarecer o que a transformação almeja.

Desenvolva o feedback contínuo

Para manter a expectativa inicial é vital que a gestão ofereça feedbacks contínuos. Desse modo, os colaboradores adquirem a consciência do impacto de suas ações e o que deve ser alterado para aprimorar ainda mais a dinâmica.

3 benefícios para as empresas

Nessa caminhada até aqui, você já está ciente da maioria dos aspectos acerca da gamificação, correto? Então para tornar ainda mais conciso esse entendimento, conheça 3 dos principais benefícios do conceito de gamification!

1 – Amplie a motivação dos colaboradores

Que a motivação é um dos principais benefícios, isso você já sabe. No entanto, vamos mostrar algumas maneiras de efetivar esse benefício.

Existe a necessidade de desenvolver um sistema de incentivos, onde o colaborador estará em contato com um programa de pontos, reconhecimento de um trabalho específico bem executado e ainda, um programa onde exista uma remuneração financeira pelo atingimento de metas.

Agindo de forma direta na motivação dos funcionários, é preciso elaborar um mecanismo no jogo executado, que ofereça um significado explícito ao trabalho que será desempenhado futuramente.

2 – Habilidades otimizadas e voltadas para o trabalho

As pessoas que estão de fora do mundo dos jogos, sejam eles, digitais (smartphones, tablets, videogames) ou analógicos (jogos de tabuleiro), acreditam que apenas a diversão é obtida dessa interação.

Todavia, estudos específicos determinaram que diferentes habilidades dos jogadores são desenvolvidas. Em ambiente de trabalho isso funciona da mesma forma, ou seja, além de engajar, motivar e dar um sentido, ainda dispõe a possibilidade de moldar e evoluir as habilidades dos indivíduos.

3 – Proporciona reconhecimento e feedback essencial

Um fator que favorece o engajamento dos funcionários é o feedback advindo de diferentes fontes. Seja pelo reconhecimento dos gestores e líderes ou por meio de quadros expostos com seus números de produtividade, índices e metas alcançadas.

Com uma visão ampliada de suas capacidades, os colaboradores podem retificar as brechas do trabalho (GAPS) realizado. Até mesmo os gestores têm suas funções facilitadas, pois possuem dados e estatísticas sobre os envolvidos.

Em um mundo cada vez mais tecnológico e com profissionais que cresceram sob a influência de personagens, histórias e realidades dos jogos, principalmente aqueles virtuais, a gamificação é uma mão na roda, pois alia a nostalgia com a funcionalidade necessária para o desenvolvimento e crescimento das empresas.



Cadastre-se na Newsletter: