Blog

Entenda a metodologia Agile Now e sua importância para os negócios

metodologia-agile-now

Por mais trivial que pareça a expressão “tempo é dinheiro”, seu significado nunca esteve tão presente no mercado, como hoje. Em vista da necessidade de escalar a agilidade das operações é que surgiram procedimentos, e vamos abordar um deles aqui, a metodologia Agile Now.

Não basta apenas criar uma enxurrada de processos dentro da empresa, é preciso que a agilidade esteja presente e faça a diferença. Somente dessa maneira o negócio é capaz de atender às necessidades dos clientes, em tempo ágil e otimizado.

Se sua empresa ainda não colhe os benefícios de uma metodologia baseada na agilidade, saiba que pode estar perdendo território no mercado.

No entanto, se a gestão da sua empresa enxerga a necessidade de transformar a desenvoltura dos processos em agilidade, está no lugar certo. A partir de agora você começa a entender a metodologia Agile Now e sua importância. Confira!

O que é a metodologia Agile Now?

Se traduzirmos esse termo ao pé da letra, seria algo como “metodologia ágil agora”. O mercado se molda a cada instante e nos últimos anos se tornou imprescindível atender à demanda com dinamismo, flexibilidade e o mais importante, agilidade.

Entregar produtividade, se possível com antecedência às dores dos clientes, é um dos objetivos alcançados nas grandes empresas que fazem uso do Agile now.

Diferente ao método tradicional, onde os processos e etapas presentes no projeto são documentados e detalhados do início ao fim, no desenvolvimento baseado na agilidade são encontradas etapas curtas.

Dessa forma, o método ágil implementa um comportamento iterativo, onde ações são repetidas, a fim de apresentar a celeridade necessária.

Qual a fundamentação do Agile nas empresas?

Agile Now

É importante destacar que esse método só começou a ganhar força de verdade, quando a gestão empresarial aliada à tecnologia da informação avançada, passou a substituir a análise e execução de longo prazo, ou seja, projetos com certa resistência às mudanças, por formas agilizadas de gerenciamento das operações e entrega de soluções otimizadas aos clientes.

Dito isso, podemos seguir para a fundamentação que norteia os conceitos do método Agile Now.

O direcionamento da metodologia como conhecemos hoje, foi criada inicialmente em 2001, por um grupo de 17 desenvolvedores de softwares. Eles perceberam que poderiam aprimorar aquele rascunho já existente da metodologia, e o transformar em algo realmente positivo para as empresas.

Sendo assim, podemos basear a metodologia Agile Now em 4 valores bem especificados. Logo temos definido o que deve ser valorizado!

  • Evidenciar e valorizar as interações entre os indivíduos antes das ferramentas e operações;
  • Ampliar o funcionamento dos softwares para além das documentações completas e extensivas;
  • Elevar a colaboração com o cliente além da negociação de contratos;
  • Priorizar as respostas às mudanças antes do cumprimento do plano inicial.

No segundo em que esses 4 valores são desempenhados na empresa, a mesma observa ganhos vitais para o sucesso.

Logo, seguindo alguns princípios como: o cliente é a maior prioridade; o uso contínuo dos softwares é o futuro; abraçar as mudanças de requisitos para criar processos ágeis e entregar vantagens para os futuros clientes, são exemplos de parâmetros a serem seguidos.

A seguir apresentamos um modelo de metodologia de Agile Now.

Conheça a metodologia Framework Scrum

Vale ressaltar que existem diferentes modelos de metodologias ágeis empregadas pelos desenvolvedores nas empresas. Entretanto, vamos abordar a mais utilizada, que é o Framework Scrum.

Quando uma empresa utiliza o Scrum em seu projeto, ela define a execução em iterações específicas. Conhecidas como Sprints ou ciclos de desenvolvimento, esses parâmetros são definidos em uma reunião de planejamento e temos outro termo, Sprint Planning.

Dessa reunião são criados 2 eventos, ou seja, a revisão de iteração ou Sprint Review e uma retrospectiva (Sprint Retrospective), ambas realizadas pela equipe responsável pelo projeto, a fim de atinar suas perspectivas acerca do novo aprendizado.

Via de regra, um ciclo de desenvolvimento deve durar no mínimo 1 semana e no máximo 1 mês. Uma vez definido esse tempo é fundamental entender que os processos se repetirão no mesmo prazo, pois as Sprints (ciclos de desenvolvimento) são repetidas e sucessivas.

No método Scrum, existe uma divisão específica para os membros presentes no projeto. Conheça os 3 principais papéis desempenhados!

Scrum Master (Líder do projeto)

Esse colaborador atua como um líder para o projeto, desse modo, é responsável por todos os demais, no sentido de manter o grupo unido e realizando o desenvolvimento adequado das diretrizes adotadas no planejamento.

Uma das principais atribuições é a de garantir que todos ofereçam resultados e performances impecáveis.

Product Owner (Proprietário do projeto)

Como responsável pelo projeto, o Product Owner será o encarregado de definir metas e prioridades para cada iteração ou Sprint. Além disso, ele é a conexão entre todas as áreas de negócios e a equipe envolvida.

Scrum Team (Envolvidos no projeto)

Considerados como a engrenagem do projeto, a equipe desenvolvedora das Sprints, deve possuir um nível de profissionalismo refinado e acima de tudo, maturidade para lidar com ações necessárias.

Existe a necessidade de selecionar profissionais com um perfil multidisciplinar e manter um número reduzido de envolvidos, pois essa é a chave para o sucesso da implementação da metodologia Agile Now.

Portanto, para resumir toda essa informação veja uma sequência das iterações do Framework Scrum:

  • Sprint Planning: reunião para definir o planejamento a ser executado;
  • Daily Scrum: reuniões diárias com apresentação de relatórios do que está sendo desempenhado por cada um;
  • Sprint Meeting Review: reuniões realizadas ao final de cada Sprint, para realinhamento dos objetivos e direcionamentos;
  • Sprint Retrospective: retrospectiva realizada entre as reuniões de revisão e planejamento, com o intuito de apontar e aplicar melhorias.

Por que implementar a estrutura ágil Scrum?

Por meio da metodologia Scrum a empresa visa, na maioria dos casos, redução dos custos o que abre espaço para a escalabilidade, resultados agilizados para os clientes e acima de tudo, maior qualidade do serviço oferecido.

Normalmente atrelado à melhoria de um produto, o método ágil visa às necessidades atuais do mercado e suas repentinas alterações, devido aos diferentes segmentos dos clientes.

Embora seja um projeto que demanda um planejamento assertivo e por vezes complexos, é algo que oferece resultados rápidos. Isso porque, a cada iteração ou Sprint finalizado, os resultados daquele processo são oferecidos de forma parcial.

Desse modo, melhorias podem ser implementadas e melhores resultados obtidos. Tenha em mãos a possibilidade de lançar um produto novo no mercado, já testado e validado, reduzindo assim, o chamado “tempo para o mercado” ou “Time-to-Market”.

Agilidade aliada à qualidade dos processos visando um produto ou serviço adequado para o cliente, é tudo que uma empresa precisa. Portanto, utilizar um software avançado e voltado para à excelência empresarial é o primeiro passo, pode apostar!



Cadastre-se na Newsletter: