Blog

Descubra a importância da consultoria de ERP para a empresa

importancia-consultoria-de-erp

Se você acompanha nossos conteúdos, certamente já sabe da importância de aderir à ferramenta de gestão ERP, não é mesmo? Já abordamos os benefícios, qual o modelo mais apropriado para sua empresa e tantos outros tópicos importantes, porém de forma inédita, vamos falar da consultoria de ERP.

Essa consultoria especializada ganha espaço a cada dia no mercado e não é para menos. Os empreendedores e empresários finalmente perceberam que existe mais na relação entre o cliente e a empresa fornecedora do serviço, ou seja, existe um elo importante.

Conheça a importância da consultoria de ERP para a empresa e como ela pode lapidar os processos diários. O que pode estar faltando para sua empresa é um parceiro que vá além da implementação do software, isto é, que a acompanhe e auxilie durante todo o processo. Confira!

Entenda o conceito de consultoria de ERP

Para entender, de fato, o significado de consultoria de ERP é preciso analisar um problema encontrado dentro das empresas. Isso porque, uma fatia grande das empresas que adquirem um software ERP, são abandonadas logo após a aquisição da solução.

Isso pode gerar problemas graves e até mesmo a indagação do motivo de ter sido feito tal investimento. Sem o direcionamento mínimo as empresas acabam não aproveitando todo o potencial daquela ferramenta.

Dito isso, é hora de entendermos o significado desse termo que pode mudar a forma como a empresa enxerga as funcionalidades da solução. Em síntese, a consultoria de ERP aproveita exatamente essa brecha criada entre a implementação e a utilização por parte da gestão.

Esse gargalo é rapidamente solucionado com a consultoria adequada, pois ela funciona como uma extensão do serviço principal. Já pensou em ter um consultor ERP à disposição e ainda realizar a customização do equipamento, a fim de que a ferramenta se adeque aos processos e operações?

O consultor trabalha o conceito ERP de forma a aproveitar todo o potencial e acima de tudo, direcionar seu uso para o que a empresa realmente necessita. Em um cenário positivo o negócio consegue atingir quase 100% da utilização prática do software.

Conheça 3 atividades atreladas à consultoria especializada

o que é consultoria de ERP

Descubra as atividades que passam a fazer parte do trabalho da consultoria de ERP! Saiba que essa especialização é um esforço de estender o melhor serviço ao cliente para que assim, ambas as partes atinjam as metas e alcancem os objetivos!

1 – Receba um suporte técnico de primeira

Erradas são as empresas que acreditam não precisar de um suporte especializado que acompanhe o software aderido. No caso de falhas técnicas ou situações que necessitem de conhecimento mais aprofundado, quem irá solucionar?

A não ser que a empresa conte com uma equipe de TI realmente especializada e de prontidão para solucionar qualquer tipo de problemas. Todavia, a maioria dos softwares apresentam as distinções da empresa que as criou, por isso é tão importante ter o suporte técnico.

Logo, o consultor ERP pode auxiliar na prevenção de riscos à segurança das informações. Afinal de contas, ele é capaz de identificar possíveis serviços ou soluções que se integrem ao sistema já instalado. Agora existe margem para o desenvolvimento de políticas de dados, necessárias para reafirmar a proteção das informações da empresa.

2 – Posicionamento adequado do projeto

Você sabia que ao aderir a um software ERP inadequado para as operações do negócio, a saúde e o crescimento estão sendo colocados em risco? Com uma consultoria eficaz a gestão consegue elaborar e aplicar o posicionamento mais certeiro.

O papel do consultor aqui, é direcionar e apontar a solução que represente melhor os interesses empresariais.

3 – Profissionalize ainda mais a equipe

Como esperar por resultados advindos da utilização de um sistema avançado e específico, se não possuir uma equipe treinada? É o mesmo que colocar um carro esportivo nas mãos de uma pessoa sem experiência, não é mesmo? Todos conhecemos o resultado.

Por outro lado, a consultoria pode fornecer os meios para que toda a equipe embarque junto. Com o treinamento apropriado a equipe deixa de criar retrabalho e economiza em recursos com o uso correto do software.

Aprimore a integração dos sistemas com a consultoria de ERP

Uma das principais funcionalidades e objetivos do software ERP é integrar de forma única os processos e setores da empresa. Uma vez integrados, toda a informação é compartilhada entre os setores.

Vamos supor que a companhia possua um ambiente de vendas online, um E-commerce. Agora imagina se um dos colaboradores realiza o preenchimento de alguma informação importante de forma errada e comprometedora.

Seria uma situação bem negativa, não é mesmo? Esses dados poderiam prejudicar de forma irreversível a empresa.

Entretanto, com a consultoria implementada a gestão coloca os setores fiscais, de estoque e vendas, sob um olhar microscópico. Essa ação permite uma visão geral da saúde da empresa e oferece a chance de escalabilidade.

A consultoria de ERP pode impactar na otimização do sistema

Um negócio só consegue compreender a necessidade da consultoria de ERP, quando passa a enxergar a importância do elo entre cliente e fornecedor do software. Receber ajuda externa especializada nas funções, especificidades e potencialidades do ERP, só traz benefícios à empresa.

Se tivéssemos que definir essa relação em uma palavra, seria algo como suporte. Suporte para apontar a maneira mais apropriada de alcançar objetivos, suporte para trabalhar o crescimento do negócio e acima de tudo, estar ao lado da empresa quando o planejamento for instituído de forma eficaz.

No entanto, vale ressaltar que esse suporte especial só é adquirido por uma empresa referência no mercado, que ofereça uma consultoria de ERP acima da média e que partilhe do mesmo objetivo e visionamento que seu negócio, ou seja, o crescimento e o atendimento de excelência.



Cadastre-se na Newsletter: