Blog

Como o eSocial pode impactar a relação entre empresa e a contabilidade?

esocial-empresa-contabilidade

Que o eSocial promete mudar a maneira como toda a gestão empresarial é feita, ninguém tem dúvidas. Mas você já pensou, que não somente as empresas, mas todos que fazem parte do mesmo processo, podem sofrer alterações?

Não de maneira direta, por exemplo, com clientes que a empresa possui, eles apenas podem observar maior transparência nos negócios. Ou mesmo fornecedores que também necessitam e contam com negociações mais às claras.

Estamos falando dos escritórios contábeis, que são partes integrantes de todo o processo desempenhado nas empresas. Mas, afinal, como configurar o papel dos escritórios contábeis, diante da mudança e adaptação que o eSocial traz consigo?

Se quiser saber como essa história se desenrola, continue com a leitura. Confira como fica a situação e como os escritórios devem se adequar as mudanças!

Conheça o impacto do eSocial nessa relação!

Além das diversas alterações e novo processo que rodeia a implementação do eSocial, uma parte importante do procedimento empresarial irá mudar. Ou seja, os escritórios podem passar juntamente por toda adaptação.

Isso porque, indiferente as mudanças que vierem a acontecer entre empresas e escritórios, esses devem sempre estar em harmonia com os moldes impostos pelo governo.

Isto é, para que consigam atender corretamente e manter a boa relação com as empresas as quais prestam serviços, devem se adequar primeiramente as diretrizes governamentais.

Portanto, um dos maiores impactos além daqueles sofridos nas empresas, se dá também com o governo. Por sua vez, poderão voltar sua atenção as empresas e focar nos pontos principais para que toda alteração seja feita em conjunto.

Afinal, ambas as partes têm interesse no bem estar da relação, pois, uma não funciona sem a outra. Ou seja, direcionar os esforços, unir forças, estratégias e alinhar os objetivos é o que essa relação necessita.

Mas qual o posicionamento real nos ajustes das atividades, os escritórios devem expor as empresas parceiras? Confira logo a seguir, como isso pode ser feito de maneira simples e proveitosa!

Qual o posicionamento dos escritórios contábeis nesse processo?

O eSocial pode, por um lado, facilitar o envio e a manutenção das diversas obrigações das empresas para com o governo. Ou seja, toda aquela facilidade, agilidade e redução de custo, é bastante satisfatório.

Por outro lado, pode sobrecarregar alguns departamentos e exigir maior atenção nos preenchimentos e direcionamento das informações. Mas não para por aí, a relação entre o setor de RH e o escritório contábil, pode passar por alterações.

Será necessário estreitar a forma com uma parte lida com a outra, a fim de criar uma integração nunca vista antes. Portanto, é interessante se antecipar e sugerir o óbvio para solucionar essa questão.

Pode ser o momento de uma gestão integrada

Um novo modelo de gestão deverá ser empregado, para que dessa maneira falhas sejam evitadas quanto ao fiscal, previdenciário e mesmo trabalhista. Pois, a necessidade de manter um controle rígido quanto a coleta desses dados, nunca foi tão necessária, não é mesmo?

Uma sugestão plausível e que pode trazer tranquilidade para todos os envolvidos, é a criação de uma gestão integrada. Isto é, adotar um sistema específico de gestão de RH, que integre informações como, folha de pagamento, informações de afastamento, férias, etc.

Deste modo, o escritório contábil pode ser mais responsável pelos processos e responder por isso. Agora, como você espera que isso aconteça, se cada setor da empresa responsável por essa coleta de dados, está nas mãos de diversos encarregados?

Procure unificar o fluxo de informação e manter o mais afunilado possível, além de evitar erros que podem acarretar multas, a empresa mantém de forma mais consciente a retenção e filtragem dos dados.

De que forma empresas e escritórios podem se beneficiar?

eSocial

Não existe razão para não tomarem a frente dessa situação nova a todos, de maneira benéfica. Ou seja, mesmo que sua empresa opte por um escritório contábil específico, ela ainda vai precisar desse tipo de ajuda.

Pode parecer trabalhoso, mas é apenas mais um passo na direção da boa adequação e implantação do eSocial. Entre em conformidade com sua contabilidade, traga para perto da empresa, pessoas que agreguem qualidade e expertise no serviço.

Por sua vez, ambos podem se beneficiar, ou seja, a empresa conta com um serviço que traga segurança e eficiência. Já o escritório, por fazer parte da sua grade de serviços prestados, será necessário se acomodar e aperfeiçoar esse tipo de serviço daqui em diante, pois esse modelo de gestão veio para ficar.

Ou seja, é necessário fazer parte dessa evolução, pois, o mercado abrangido pelos escritórios contábeis, estará incluso no uso do eSocial. Por que se segurar no passado, quando na verdade, o futuro te lança para frente?

Conheça a ferramenta perfeita para essa integração

Quando pensamos na integração que será necessária para o desenvolvimento das boas práticas da gestão, temos a solução na ponta da língua. Portanto, conheça a ferramenta definitiva que vai trazer a chance de gerenciar de forma efetiva os processos.

Nós da Equipe SISPRO, desenvolvemos uma solução que traz tudo que você precisa para canalizar os setores envolvidos, de maneira única e com precisão. Estamos falando da SISPRO RH eSocial.

Por meio de um único sistema, sua empresa gerencia eficientemente todos os aspectos que envolvem os processos para o pleno atendimento da nova obrigação acessória do SPED.

Se quiser saber mais, confira a página oficial da SISPRO e confira como tudo pode ser mais simples e eficiente.



Cadastre-se na Newsletter: