Blog

eSocial começa a ser exigido nas grandes empresas

esocial

Se até o momento não ouviu falar sobre o eSocial, pode apostar que ainda vai ouvir, e bastante. A partir do início de março de 2018, a segunda fase do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) entrou em vigor.

O alvo da necessidade de implementação desse sistema, por enquanto, são as grandes empresas. As empresas que faturaram mais de R$78 milhões no ano de 2016, estão notificadas da exigência em fazer uso do eSocial.

Você pode até pensar, “o faturamento da minha empresa nem chega perto desse valor”, então você está isento. Por hora sim, mas a partir de julho desse ano, a obrigatoriedade irá se estender a todas as empresas ativas no país.

Isso quer dizer, que você ainda tem alguns meses para se preparar, pois, em determinado momento você fará parte disso. Ou seja, aos poucos o governo coloca essa ideia que veio para ficar, na cabeça dos empreendedores.

E você, já está preparado para aderir essa novidade, que promete regularizar a forma como as empresas lidam com as informações dos funcionários? Fique tranquilo, pois, nós temos e vamos te apresentar a solução ideal para acompanhar tudo isso.

Confira a seguir, como essa exigência pode se tornar a oportunidade perfeita para colocar todos os documentos em dia!

Qual o significado dessa exigência?

Com a utilização do eSocial algumas questões devem mudar na forma como as empresas transmitem os dados para o governo. Esses dados e informações, são referentes aos funcionários e tudo que envolve essa questão.

Em outras palavras, a necessidade de mão de obra na hora de prestar contas para o governo, deve acabar. Essa mão de obra se caracterizava, por existir uma guia diferente para cada documento a ser enviado.

Você consegue imaginar a quantidade de arquivos e documentos sobre os funcionários, que uma empresa que gera um lucro de R$78 milhões, tinha que dispor? O tráfego de informação com este tipo de sistema, se tornou inviável.

Essa é uma das promessas do eSocial, diminuir e até extinguir essa quantidade massiva de transferência documental. Pense em como esse processo, realizado pelo meio virtual, será positivo, não é mesmo?

Claro, muitas mudanças vão ser demandadas, principalmente em como a empresa se configura em relação aos colaboradores. Mas você já presenciou alguma melhora, que não necessitasse de alterações?

Portanto, fique atento em como esse novo processo e adaptação, pode te beneficiar. Confira!

Benefícios obtidos pela implantação do eSocial

esocial

O empreendedor seja ele de pequeno, médio e grande porte, pode pensar no eSocial de forma negativa. No entanto, se você parar para pensar, é a única solução para que o sistema ou banco de dados dos funcionários, seja realmente útil.

Quando o eSocial apresentar uma base sólida e concreta, ele deve substituir em torno de 15 formulários e guias de prestação de contas ao governo. Você não gostaria de ter menos trabalho e mais eficácia ao se reportar ao governo?

É justamente isso que essa iniciativa pode lhe oferecer, maior agilidade, menos tempo gasto com preenchimento de guias e mais tempo para reinvestir na empresa. Com a redução e substituição das guias, esperam diminuir custos e processos.

Dessa forma, o maior beneficiado é você mesmo, pois, por meio de um ato simples, como o de enviar dados virtuais, você evita problemas fiscais, e direciona os esforços para o que realmente importa, o crescimento saudável da empresa.

Já que é exigido faça bom uso do eSocial

De uma forma ou de outra, se você é dono de uma empresa, vai ser exigido o uso do eSocial. Então, porque não aproveitar da melhor maneira possível e com toda autoridade necessária para fazer um bom trabalho.

Caso sua empresa ainda não faça parte do grupo exigido, é mais vantagem ainda, pois, você pode começar a se preparar desde já. Toda essa antecipação pode ser auxiliada por uma ferramenta que irei te apresentar logo abaixo.

Preparado para conhecer uma solução que vai facilitar ainda mais esse processo de mudança e adaptação? Se quiser saber qual solução é essa, continue acompanhado!

A SISPRO te ajuda nessa adaptação

A empresa SISPRO tem a solução perfeita para te acompanhar nessa nova empreitada. A SISPRO é referência em soluções ERP e possui vasta experiência na parte de RH das empresas.

Para implementar de maneira eficiente o eSocial em sua empresa, é muito provável que precisará fazer uso de uma ERP de qualidade. O ERP (Enterprise Resource Planning) ou como é chamado aqui no Brasil, Planejamento dos Recursos da Empresa, é normalmente o elo entre a transmissão e gerenciamento dos dados da empresa.

A administração do pessoal, inclusive, é realizada por meio de um ERP. Dessa forma, você consegue organizar e transmitir todas as informações com segurança. É precisamente sobre essa possibilidade que venho te apresentar a solução definitiva.

O SISPRO RH eSocial, é o ideal para gerenciar de forma eficiente todos os processos para obter o pleno atendimento da nova obrigação acessória. Se você já possui um ERP em sua empresa, saiba que o SISPRO RH eSocial é compatível com todos.

Essa solução implementa de forma concisa, a automatização de todos os processos, com foco na eliminação do retrabalho e otimização dos recursos. Ao adquirir o SISPRO RH eSocial, você fica tranquilo, pois ele centraliza e coleta as informações, colocando ao seu dispor o controle total das informações.

Essas são apenas algumas das vantagens que você pode ter ao seu lado. Se quiser se inteirar sobre tudo, acesse o site da SISPRO.

Não perca mais tempo e prepare o terreno para a implantação do eSocial, e lembre-se, conte sempre com uma solução adequada e de qualidade, pense primeiro no SISPRO RH eSocial.



Cadastre-se na Newsletter: